Notícias
Parceria viabiliza ZEE na Amazônia Legal
O processo de elaboração do Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério do Meio Ambiente e os estados do Maranhão, Tocantins e Amapá está em fase de finalização. A iniciativa visa formular parcerias específicas com cada estado para a implementação de diretrizes de zoneamento ecológico-econômico (ZEE), capacitação de gestores públicos para gerenciar o Sistema de Informação de Gestão Territorial e implantação conjunta de ações do Ministério do Meio Ambiente.
Os coordenadores estaduais de ZEE da Amazônia Legal e do Consórcio ZEE Brasil realizaram, entre os dia 29 de junho e 1º de julho, em Brasília, uma oficina técnica para discutir a integração dos produtos de ZEE já executados na Amazônia Legal, otimizando os seus resultados, continuação do apoio técnico e financeiro aos estados para implantação dos seus produtos no sistema de planejamento. Em agosto será realizada outra reunião técnica para finalizar o mapa integrado de ZEE dos estados da Amazônia Legal. O processo está sendo coordenado pelos Programa ZEE e Subprograma de Políticas de Recursos Naturais, da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente.
Participaram da reunião, representantes dos estados da região, das instituições que compõem o Consórcio, como IBGE, Embrapa, Inpe, CPRM, Censipan, Ipea, Incra, entre outros.