Notícias
Pará ganha novas unidades de conservação
Aida Feitosa
O Estado do Pará terá mais nove Unidades de Conservação. O Ministério do Meio Ambiente, o Ibama e a Secretaria do Meio ambiente do Estado do Pará iniciam nesta sexta-feira (16) a série de consultas públicas para que a comunidade participe do processo de criação e ampliação dessas áreas.
As consultas ocorrem durante o mês de setembro. A primeira é agora no dia 16, em Belém, às 16 horas, no Auditório da agência de Desenvolvimento da Amazônia. A segunda acontece dia 20, em Novo Progresso, às 9 h na Igreja Matriz Santa Luzia. No dia 22, a consulta é em Itaituba, às 9 horas, na Área de Lazer dos Cabos e Soldados de Itaituba. A última consulta ocorre dia 23, ás 14 horas, no auditório da prefeitura Municipal de Jacareacanga.
Os governos federal e estadual esperam que um grande número de pessoas compareça às audiências quando poderão apresentar suas dúvidas, sugestões e críticas à proposta. Segundo destaca o diretor de áreas protegidas do Ministério do Meio Ambiente, Maurício Mercadante, é fundamental o comparecimento da população. "A qualidade da proposta depende da efetiva participação dos líderes e das pessoas interessadas nesse processo".
Unidades em processo de criação
- Floresta Nacional/Estadual de Trairão, nos municípios de Itaituba, Rurópolis e Trairão;
- Floresta Nacional/Estadual do Amaná, nos municípios de Itaituba e Jacareacanga;
- Área de Proteção Ambiental Tapajós, nos municípios da Itaituba, Jacareaganga, Novo Progresso e Trairão;
- Floresta Nacional/Estadual do Crepori, no município de Jacareacanga;
- Floresta Nacional/Estadual do Jamanxim, nos minicípios de Itaituba e Novo Progresso;
- Parque Nacional/Estadual do Jamanxim, nos municípios de Itaituba e Trairão;
- Floresta Estadual do Iriri, no município de Altamira;
- Parque Nacional/Estadual do Rio Novo, nos municípios de Itaituba e Novo Progresso.
Também está prevista a ampliação do Parque Nacional da Amazônia (foto), no município de Itaituba e Jacareacanga. A áreal total que será discutida nas consultas é de 7.369.575 hectares.
Veja mapa com as novas UCs em www.mma.gov.br/consulta_alap_163