Notícias
Ouvidoria do MMA é reestruturada
Serviço, que acaba de ganhar uma nova página no site do Ministério, integra num mesmo local o Fala.BR e o Serviço de Informações ao Cidadão (SIC). Objetivo é ampliar a transparência e aprimorar o atendimento à população
Publicado em
08/08/2019 21h17
Atualizado em
27/06/2022 14h15
Brasília – A Ouvidoria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) acaba de ser reestruturada. O objetivo é dar mais transparência às ações e garantir à população brasileira, usuária dos serviços do ministério, o direito a um atendimento mais adequado, ágil e eficiente. Clique aqui para ter acesso.
Por meio de seus canais, disponibilizados agora em uma nova página no site do MMA, a Ouvidoria reúne num só local os serviços do Fala.BR, a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação da Controladoria Geral da União (CGU), que substitui o e-OUV, e o Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC), previsto na Lei de Acesso à Informação (LAI).
Pelos dois canais, a Ouvidoria está pronta para receber e responder, por telefone ou via on line, manifestações sobre o ambiente de trabalho e os serviços públicos prestados pelo MMA (veja abaixo). As denúncias, reclamações, sugestões e elogios poderão ser realizados por meio do Fala.BR.
A partir dos dados recebidos, a Ouvidoria poderá identificar oportunidades de melhoria dos serviços prestados pelo ministério, propor mudanças na rotina diária e apontar soluções para situações irregulares. A intenção é melhorar cada vez mais o atendimento.
“Os serviços da Ouvidoria, que podem ser utilizados por qualquer servidor ou cidadão, contribuem para aprimorar a gestão e fortalecer a equipe do ministério”, diz o ouvidor Geraldo Araujo do Nascimento Filho.
Por meio do e-SIC, as pessoas poderão encaminhar pedidos de informação, acompanhar o andamento da demanda e receber as respostas dentro do prazo previsto. Os pedidos podem ser feitos on line ou presencialmente, no andar térreo do MMA (Bloco B da Esplanada dos Ministérios, em Brasília).
Em outros canais dispostos na página, as pessoas podem conhecer a legislação que rege o setor e conferir os relatórios de trabalho da Ouvidoria, onde constam o número de manifestações registradas, o índice de resolutividade, o tempo da resposta e o grau de satisfação do usuário.
Em outros canais dispostos na página, as pessoas podem conhecer a legislação que rege o setor e conferir os relatórios de trabalho da Ouvidoria, onde constam o número de manifestações registradas, o índice de resolutividade, o tempo da resposta e o grau de satisfação do usuário.
Ainda este ano, a Ouvidoria deverá disponibilizar a Carta de Serviços do MMA aos Usuários e estreitar o relacionamento com a Ouvidoria-Geral da União e os SIC da CGU e das entidades vinculadas ao MMA – Ibama, ICMBio e Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
"A meta é atingir 100% das manifestações, de forma a dar total transparência às ações e iniciativas do Ministério”, conclui o ouvidor Geraldo Araujo.
SERVIÇO
OUVIDORIA DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Equipe e-SIC
|
André Cardoso
Cleydianne Santos
|
2028-1445
2028-1455
|
Equipe Fala.BR |
Samira Saliba
Eliana Venzi
|
2028-1092
2028-1493
|
Endereço eletrônico: https://www.gov.br/mma/pt-br/ouvidoria.html
Endereço do e-SIC: Sede do MMA em Brasília - Bloco B da Esplanada dos Ministérios, Térreo (em frente á biblioteca)
Ascom MMA
(61) 2028-1227
(61) 2028-1227