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Oficinas automotivas reciclarão gás de ar-condicionado
Mais de 300 oficinas automotivas em todo o país começam a ser equipadas nesse semestre com aparelhos para reciclagem do CFC-12, gás usado no ar-condicionado de carros de passeio, caminhonetes e caminhões. O procedimento integra as ações do Programa Brasileiro de Eliminação da Produção e Consumo das Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio e também atende à Resolução 267/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
A compra dos equipamentos começará após o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) definir por meio de concorrência pública uma empresa fornecedora, o que deve ocorrer em maio. Com a distribuição gratuita dos aparelhos (em regime de comodato), oficinas e casas especializadas em refrigeração automotiva receberão treinamento do Senai (Serviço Nacional da Indústria) para o trabalho com o CFC-12.
Os donos de veículos fabricados até 1999 deverão reciclar o gás quando forem feitas manutenções ou revisões em seus aparelhos de ar-condicionado. A partir de 2000, a indústria passou a utilizar o gás HFC-134A, considerado inofensivo para a Camada de Ozônio.
O Programa Brasileiro de Eliminação da Produção e Consumo das Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio é coordenado pelo MMA e tem apoio do Senai, do PNUD e da GTZ (Sociedade Alemã para Cooperação Técnica). O Programa conta com cerca de R$ 80 milhões, até 2008, para eliminar do país os clorofluorcarbonetos (CFCs). Essas substâncias têm em sua composição cloro, flúor e carbono, são utilizadas em produtos como refrigeradores domésticos, comerciais e industriais e causam a degradação da Camada de Ozônio quando liberadas para o meio ambiente.
A Camada de Ozônio protege os seres vivos de radiações solares nocivas à saúde, mas com o uso dos CFCs parte desse "filtro" foi destruída em algumas regiões do globo. Desde os anos 80, com a Convenção de Viena (1985) e com o Protocolo de Montreal (1987), vários países vêm trabalhando para que esses gases sejam substituídos por outras substâncias, o que deverá resultar na futura recuperação da camada.
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