Notícias
Oficina debate monitoramento de água na bacia dos rios Acre e Purus
O Programa Nacional de Meio Ambiente (PNMA II) do Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais e Instituto do Meio Ambiente do Acre - IMAC estão promovendo, segunda e terça-feira ( 20 e 21), uma oficina de trabalho para discutir o planejamento da rede de Monitoramento da Qualidade e Quantidade da água nas bacias dos rios Acre e Purus.
Os estudos do projeto das redes de monitoramento possibilitarão o conhecimento da situação atual dos recursos hídricos na bacia e o balanço entre disponibilidade e demandas atuais e futuras de recursos hídricos, com identificação dos conflitos potenciais. A rede poderá ser utilizada como exemplo para Amazônia, indicando os cuidados que devem ser tomados com as águas que sofrem com a poluição e o mal uso. Também possibilitará a definição de ações de monitoramento da qualidade da água para ser utilizadas como instrumentos de controle ambiental.
A oficina contará com a participação e colaboração dos técnicos da Fundação Nacional de Saúde - FUNASA, do Departamento de Água e Saneamento do Acre - DEAS, da Universidade Federal do Acre UFAC/UTAL, Ministério Público Estadual - MPE, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária EMBRAPA, Grupo de Pesquisa e Extensão Agroflorestais do Acre - PESACRE, Secretaria de Assistência Técnica e Extensão Rural - SEATER, SOS Amazônia e Parque Zoobotânico da UFAC.
Na oficina serão discutidos os seguintes temas: A importância do plano de monitoramento e suas finalidades, apresentação do plano de trabalho, do diagnóstico das bacias, consolidação das parcerias, redes e parâmetros de qualidade da água, visão dos parceiros sobre a rede de monitoramento, consolidação das informações, infra-estrutura necessária e disponível, formas de parcerias e relações institucionais. Participam do encontro técnicos da Fundação Nacional de Saúde - FUNASA, do Departamento de Água e Saneamento do Acre - DEAS, da Universidade Federal do Acre UFAC/UTAL, Ministério Público Estadual - MPE, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária EMBRAPA, Grupo de Pesquisa e Extensão Agroflorestais do Acre - PESACRE, Secretaria de Assistência Técnica e Extensão Rural - SEATER, SOS Amazônia e Parque Zoobotânico da UFAC.