Notícias
Nova edição do Prêmio Chico Mendes estimula iniciativas sustentáveis
Aida Feitosa
O Ministério do Meio Ambiente publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26) a regulamentação da quinta edição do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente para o exercício de 2006. O prêmio, além de homenagear Chico Mendes que foi um militante ativo na proteção da floresta amazônica, também reconhece e estimula trabalhos de conservação dos recursos naturais e de desenvolvimento sustentável que atualmente equilibram os interesses ecológicos e sociais para a melhoria de vida das populações.
Os trabalhos serão julgados em seis categorias: Liderança Individual, Associação Comunitária, Organização Não- Governamental, Negócios Sustentáveis, Ciência e Tecnologia e Arte e Cultura. Os vencedores serão anunciados no dia 28 de novembro. Os primeiros lugares de cada categoria receberão um diploma honorífico e premiação total líquida de R$ 20 mil, somando R$ 120 mil em prêmios.
Podem se candidatar pessoas físicas e jurídicas, com ou sem fins lucrativos, e instituições de pesquisas públicas e privadas. As inscrições começam dia 15 de agosto e vão até 6 de novembro de 2006 e deverão ser feitas por remessa postal Caixa Postal 10805, CEP. 70306-970 - Brasília-DF.
O prêmio foi criado em 2002, pela Secretaria da Amazônia do Ministério do Meio Ambiente, para identificar experiências relevantes e difundi-las com o propósito de despertar a população para a preservação e recuperação ambiental.