Notícias
Começa a Virada Sustentável do Rio
Brasília (07/06/2018) – O Ministério do Meio Ambiente (MMA) participa da Virada Sustentável do Rio de Janeiro, que ocorre de hoje ao próximo domingo (10). A participação é resultado de parceria firmada em 2017 pelo Departamento de Educação Ambiental do MMA, que prevê atividades para a mobilização em diversas cidades, a primeira delas no Rio de Janeiro.
A Virada Sustentável é um movimento de mobilização colaborativa em prol da sustentabilidade e organiza o maior festival sobre o tema no Brasil. Começou em 2011 em São Paulo e já realizou edições nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Manaus, Sinop, Campinas e Valinhos. A concepção temática e a programação são lastreadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Essa ação envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, entre outros. Entre seus objetivos estão o de apresentar uma visão inspiradora sobre a sustentabilidade e reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades.
ATIVIDADES
Entre as ações que o MMA irá participar estão a abertura, nesta sexta-feira (8), no Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá; a realização de oficinas; um jantar a pessoas em situação de vulnerabilidade social nesta quinta-feira, realizado no Refeitório Gastromotiva, na Rua da Lapa, Centro do Rio; além de exibições do Circuito Tela Verde. São mais de 500 atrações confirmadas. Confira a programação completa.
As atividades realizadas com o Circuito Tela Verde (CTV), acontecerão baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Será exibida uma seleção de filmes desenvolvidos pela Unesco/MMA, em que uma sequência de oito vídeos explica 9 dos 17 Objetivos a serem trabalhados com alunos do ensino fundamental. A intenção é fomentar o debate da comunidade escolar sobre a importância da educação ambiental.
SALAS VERDES
Um dos espaços chancelados pelo MMA para fomentar a educação ambiental é o projeto Salas Verdes, que terá mais uma unidade inaugurada nesta sexta-feira (8), no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. O ato, realizado às 16h, contará com a participação da diretoria de Educação Ambiental do MMA, Renata Maranhão.
Atualmente, 553 entidades em todo o país estão habilitadas pelo projeto. Em sua maioria, esses espaços estão localizados na sede das prefeituras municipais, secretarias de meio ambiente, secretarias de educação, institutos federais e universidades. Conselhos gestores de unidades de conservação (UCs) e organizações não governamentais também abrigam Salas Verdes.
Nelas, são desenvolvidas atividades como cursos, palestras, oficinas, eventos, encontros, reuniões e campanhas de conscientização.
Por: Bruno Romeo/ Ascom MMA
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)
(61) 2028-1227/ 1311/ 1437
imprensa@mma.gov.br