Notícias
Governo lança programa para monitorar a costa
Brasília (26/03/2018) – O governo federal lança nesta terça-feira (27), às 9h, em evento no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, o Programa Nacional para Conservação da Linha de Costa, o Procosta. Inédito, o programa consiste de quatro projetos que vão levantar dados e permitir o diagnóstico e monitoramento da zona costeira-marinha, com a projeção dos cenários futuros e mapeamento dos riscos e perigos em função da mudança do clima para intervalos de tempo de 5, 10, 25, 50 e 100 anos. O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, estará presente.
O Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial, com 8,5 milhões de km². Possui litoral com 7.367 km, banhado a leste pelo Oceano Atlântico. O contorno da costa brasileira aumenta para 9,2 mil km se forem consideradas as saliências e reentrâncias do litoral. Nos últimos anos, em função de fenômenos naturais ou antrópicos (provocados pela ação humana), a zona costeira-marinha, principalmente nas áreas contíguas a cidades e grandes aglomerações humanas, vem sofrendo fortes impactos. Apesar disso, os dados disponíveis sobre esse quadro ainda são considerados insuficientes.
Com o Procosta, que vai integrar um conjunto de órgãos da União (ministérios do Meio Ambiente, da Defesa, Marinha Brasileira, IBGE), estados e municípios, o governo pretende, por um lado, sanar a falta de dados mais precisos sobre a situação do litoral brasileiro, e, por outro, definir estratégias de prevenção a futuros desastres que, além de afetar a dinâmica da zona costeira-marinha e suas funções biológicas e ecológicas, ponham em risco a segurança das pessoas.
SERVIÇO:
Lançamento do Programa Nacional para Conservação da Linha de Costa
Dia e hora: Nesta terça-feira (27/03), às 9 horas
Local: Auditório Ipê Amarelo no Ministério do Meio Ambiente (Esplanada dos Ministérios, Bloco B, Térreo).
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)
(61) 2028-1227/ 1311/ 1437
imprensa@mma.gov.br