Notícias
Brasil celebra Dia Mundial das Áreas Úmidas
Brasília (29/01/2018) – Vários eventos vão marcar a passagem do Dia Mundial das Áreas Úmidas, celebrado nesta sexta-feira, 2 de fevereiro. As atividades serão promovidas por órgãos ambientais, entre eles o Ministério do Meio Ambiente (MMA), organizações não governamentais e grupos de ambientalistas em vários locais do país. Confira a programação abaixo.
O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o valor ambiental, social e cultural das áreas úmidas, a necessidade de sua proteção e os benefícios que proporcionam às pessoas. O tema deste ano é a “A importância das áreas úmidas para um futuro urbano sustentável”.
A data foi instituída em 2 de fevereiro de 1997 pelo Comitê Permanente da Convenção das Zonas Úmidas de Importância Internacional, também conhecida como Convenção Ramsar, uma referência ao nome da cidade iraniana onde o documento foi assinado em 2 de fevereiro de 1971.
Segundo o Comitê Nacional, áreas úmidas são ecossistemas na interface entre ambientes terrestres e aquáticos, continentais ou costeiros, naturais ou artificiais, permanente ou periodicamente inundados ou com solos encharcados. As águas podem ser doces, salobras ou salgadas, com comunidades de plantas e animais adaptados à sua dinâmica hídrica.
Guia para Associações, Coordenadores de Eventos e Educadores
Áreas úmidas no meio ambiente - infográfico
Além da zona rural, as áreas úmidas estão nas cidades, nos ambientes urbanos e nos seus arredores e incluem rios, áreas inundáveis, lagos e pântanos, assim como variantes costeiras e marinhas como marismas, manguezais e recifes de coral.
A expansão das cidades faz com que a demanda por terras afete diretamente as áreas úmidas, que acabam sendo degradadas e ocupadas por construções. Foi exatamente essa preocupação que levou a Convenção de Ramsar a escolher o ambiente urbano como tema deste ano do Dia Mundial das Áreas Úmidas.
“As comemorações são uma oportunidade para divulgarmos a necessidade de conservar as áreas úmidas, enfatizando o seu uso sustentável. Neste ano, vamos destacar a relação dessas áreas com o ambiente urbano, os serviços ambientais que elas fornecem às cidades, como, por exemplo, o abastecimento d´água”, diz o analista ambiental Maurício Pompeu, da Secretaria de Biodiversidade do MMA. A Secretaria é a referência no Brasil da Convenção de Ramsar.
No Parque Nacional Marinho de Abrolhos (BA), considerado sítio Ramsar e administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão do MMA, as festividades vão marcar, também, o Ano Internacional dos Recifes de Coral. Veja, a seguir, os eventos já confirmados nos sítios Ramsar e em outras áreas úmidas no Brasil.
Sítio Ramsar RPPN Sesc Pantanal (MT)
31/1 a 2/2 de 14h às 18 h Espaço Fábrica no SESC Poconé
Oficina de miniaturas e Maquetes
Público-alvo: professores e artistas de Poconé, São Pedro de Joselânida e região
Telefone: (65) 3688-2000
20 vagas
Hall Sesc Poconé (MT)
2 a 28/2, no hall
8h às 18h
Exposição de maquetes e painéis sobre áreas úmidas e o ambiente urbano.
Telefone: (65) 3688-2000
Hall Sesc Poconé (MT)
2/2, 18h às 20h
Debate sobre Áreas úmidas para um futuro urbano sustentável com a professora Cátia Nunes
Lançamento do Livro Marcos Referenciais para a Lei Federal do Pantanal e gestão de Outras áreas úmidas - autoria de Cátia Nunes, Erica Cezarine de Arruda e Wolfgang Junk.
Abertura da exposição da Campanha do Dia Mundial das Áreas Úmidas.
Público Alvo: escolas universidade, poder público.
Telefone: (65) 3688-2000
Parque Nacional Marinho de Abrolhos - Sítio Ramsar
2/2, 16h, na sede do parque em Caravelas (BA).
Coquetel de encerramento do curso para dive master (mergulhadores).
Evento do Dia Mundial das Áreas Úmidas e Ano Internacional dos Recifes de Coral - Informações 073 32972258.
Parque Estadual da Ilha do Cardoso - Ilha do Cardoso -SP
Atividades com visitantes sobre manguezal e recifes de coral.
2/2, na sede do parque.
Organização: Associação dos Monitores Ambientais de Cananéia/Unesp Registro.
Informações: 013 38511212.
Atividades com visitantes na cachoeira do Mandira
2/2, em Cananéia (SP)
Organização: Associação dos Monitores Ambientais de Cananéia/Unesp Registro.
Informações: 013 38511212
Por: Elmano Augusto, com informações da Secretaria de Biodiversidade do MMA.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)
(61) 2028-1227/ 1311/ 1437
imprensa@mma.gov.br