Notícias
Palestra aborda papel dos dirigentes na gestão de riscos
MARTA MORAES
“A gestão de riscos nas instituições públicas nada mais é do que uma análise do alcance das políticas públicas e da qualidade dos serviços prestados para os cidadãos”. O alerta foi dado pelo secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Marcelo Cruz, em palestra sobre gestão de riscos, realizada nesta terça-feira (26/09), no Edifício Sede do MMA. “Mais do que ter clareza de seus processos, toda instituição deve saber quais são seus riscos e os impactos de suas ações”, destacou Marcelo.
A palestra “Gestão de Riscos e controles internos: elementos de governança corporativa”, ministrada pelo economista Paulo Grazziotin, chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério das Cidades, foi voltada para dirigentes do ministério e de suas vinculadas.
O tema é cada vez mais abordado no mundo corporativo e, desde maio de 2016, com a publicação da Instrução Normativa Conjunta nº 1, pelos ministérios da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) e do Planejamento, ganhou destaque também na administração pública. A instrução determinou que todos os órgãos da administração pública implantem a sua política de gestão de riscos.
CICLO
Participaram da palestra os principais gestores do MMA, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Serviço Florestal Brasileiro (SFB), além de convidados da CGU e do Tribunal de Contas da União (TCU).
O encontro dessa terça faz parte de um ciclo de eventos e capacitações que o MMA organizou para auxiliar dirigentes, servidores e colaboradores na implementação de sua Política de Gestão de Riscos, conscientizando sobre o papel de cada um.
QUALIDADE
De acordo com o palestrante Paulo Grazziotin, mais do que controle, gestão de riscos realmente tem a ver com qualidade e excelência na oferta de bons serviços públicos. “O MMA está no caminho certo. Envolver a alta direção é fundamental para a implantação de uma política de gestão de riscos. Várias definições passam por eles, como a aplicação dos recursos”, explicou.
Segundo pesquisa da KMPG Corporate Finance sobre os fatores que mais interferem no desenvolvimento do gerenciamento de riscos nas organizações, realizada em 2013 com mais de mil instituições internacionais, o apoio da alta direção foi um dos itens mais apontados pelos entrevistados, com 95%.
DESAFIOS
Durante a palestra, o secretário de Controle Externo do TCU - Secex Ambiental, Junnius Arifa, lembrou que a gestão de riscos é primordial para que possam existir também os controles externos. “O desafio do Ministério do Meio Ambiente é ainda maior nos dias de hoje com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as crises ambientais que o mundo vive. E o MMA tem mostrado essa preocupação desde o início”, enfatizou.
O secretário-executivo substituto da CGU, José Marcelo de Carvalho, parabenizou o MMA pela iniciativa, destacando que o debate sobre gestão de riscos é essencial porque a instituição passa a perceber como funcionam todos os seus processos e a dar mais valor ao que realmente importa. “A partir do momento que você conhece quais os riscos e os resultados que quer alcançar, você consegue ter mais foco e passa a concentrar seus esforços na tentativa de obtê-los”, disse.
AGENDA
O próximo evento a ser realizado é o curso “Gestão de Riscos e Controles Internos – Teoria e Prática”, voltado para os ocupantes de cargos específicos, como chefias e coordenações, nos dias 9, 10 e 11 de outubro no auditório do Edifício Sede (dias 9 e 11) e no auditório da CGU (dia 10), de 8h30 às 12h30. A capacitação será ministrada pela especialista Karen Cremer, coordenadora geral de auditoria das áreas de Minas e Energia da CGU.
Finalizando a agenda especial, dia 13 de outubro, às 14h30, o especialista Rodrigo Fontenelle, fará uma apresentação da ferramenta de gestão de risco que o Ministério do Planejamento já vem utilizando com sucesso. A programação foi organizada pelo chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do MMA (AECI), ), Marcos de Mesquita, que coordena as ações de implantação da Gestão de Riscos e Controles Internos no âmbito do Ministério, em conjunto com o Departamento de Gestão Estratégica da Secretaria Executiva.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)
(61) 2028-1227/ 1311/ 1437
imprensa@mma.gov.br