Notícias
Aviões são enviados para a Serra da Bocaina
DA REDAÇÃO
Dois aviões, com capacidade de lançamento de 3.200 litros de água cada, foram deslocados neste domingo (24/09), para combater o incêndio que atinge a região do Parque Nacional da Serra da Bocaina, em São Paulo, uma das maiores áreas protegidas da Mata Atlântica. A brigada de incêndio da Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira, com dez brigadistas, deve chegar ao local nesta segunda-feira (25/09). Os deslocamentos fazem parte das ações determinadas pelo Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, para combater os incêndios florestais que ocorrem em todo o país.
“Controlar os incêndios em áreas federais e apoiar estados e municípios neste combate em outras áreas tem sido prioridade. A região da Bocaina é muito importante, e não vamos medir esforços para apagar o fogo naquela área”, disse Sarney Filho.
Os incêndios dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina, que começaram na última semana, foram combatidos e debelados ontem pela brigada de incêndios da unidade. A área total atingida ainda está sendo contabilizada, mas dados preliminares indicam que cerca de 500 hectares foram consumidos pelo fogo. A situação na região ainda preocupa porque há diversos focos na área rural. A parte mais crítica está no entorno e interior da Estação Ecológica Estadual do Bananal, inserida no Mosaico Bocaina.
A brigada do Parque já trabalha no combate e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, enviou analista ambiental especialista em prevenção e combate a incêndios florestais para ajudar nas estratégias para a região.
Parque Nacional da Serra da Bocaina
Com 104 mil hectares, o Parque Nacional da Serra da Bocaina (PNSB) é uma das maiores áreas protegidas da Mata Atlântica. Localiza-se em trecho da Serra do Mar, na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Por se estender desde altitudes superiores a 2.000m, na região serrana, até o nível do mar, no litoral, o PNSB apresenta paisagens diversificadas e grande riqueza de fauna e flora, incluindo espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.
Dentre seus principais atrativos turísticos destacam-se o Caminho de Mambucaba (mais conhecido como Trilha do Ouro), as cachoeiras de Santo Isidro, das Posses e do Veado, a Pedra do Frade, e a Praia do Caxadaço.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)
(61) 2028-1227/ 1311/ 1437
imprensa@mma.gov.br