Notícias
Brigadistas recebem novos equipamentos
LETÍCIA VERDI
Na cerimônia da tarde desta segunda-feira (05/06) pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, no auditório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o trecho do hino nacional, “nossos bosques têm mais vida”, foi cantado em uníssono pelos brigadistas recém-contratados para o quadro do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).
Representando os 886 novos brigadistas, os 35 do Distrito Federal receberam equipamentos de trabalho adquiridos por meio de apoio do Fundo Amazônia - seis caminhões, sete camionetes, barracas e equipamentos de uso pessoal, além de instrumentos de radiocomunicação de grande alcance alimentados a energia solar. O programa de brigadas do Prevgfogo atua principalmente em terras indígenas, projetos de assentamento e áreas quilombolas. Trata-se de brigadas de “pronto emprego”, ou seja, de rápido atendimento a incêndios de nível um, dois e três - quando é necessário o deslocamento a outros estados.
O gerente de brigada Gilmar Ferreira de Souza afirmou que o investimento, no valor de R$ 14,7 milhões do Fundo Amazônia, trará melhorias para o trabalho do Prevfogo. “Quando o incêndio é de grandes dimensões, de nível três, são deslocados brigadistas das brigadas especializadas para outros estados. Temos brigadas especializadas no Cerrado, aqui em Brasília; na Amazônia, em Rondônia; e em montanhas da Mata Atlântica, no Rio de Janeiro. A ideia é ter uma brigada especializada em cada bioma. A próxima deve ser na Caatinga”, explicou.
O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Marcelo Cruz, e a presidente do Ibama, Suely Araújo, receberam simbolicamente das mãos do gerente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Fábio Plotkowsky, e do diretor do banco alemão KfW, Carsten Sandshop, as chaves dos veículos. A Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas da Câmara dos Deputados também contribuiu para o investimento, por meio de emenda parlamentar de R$ 3,5 milhões, que prevê, inclusive, a construção do edifício-sede do Prevfogo no Ibama, com apoio técnico do Exército Brasileiro.
FISCALIZAÇÃO
Na abertura do evento, a presidente do Ibama destacou a recomposição orçamentária do Ibama devido ao apoio do BNDES, que garantiu a fiscalização na Amazônia, com todos os fiscais ambientais em campo desde o segundo semestre de 2016. “Tenho certeza que vamos fechar o ano com bons resultados no Prodes, mostrando que estamos controlando o desmatamento na Amazônia”, afirmou. Suely Araújo também ressaltou a importância da criação do novo centro de sensoriamento ambiental do Ibama e do Sinaflor, sistema de controle de origem da madeira.
Marcelo Cruz, que representou o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, na cerimônia, destacou os ganhos do Brasil neste Dia Mundial do Meio Ambiente, como a ampliação de 65 mil para 240 mil hectares do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado no Cerrado, bioma prioritário na atual gestão.
Também foi ampliada, por decreto presidencial, a Reserva Biológica União, no Rio de Janeiro, e a Estação Ecológica do Taim, no Rio Grande do Sul. No Pará, foi criado o Parque Nacional dos Campos Ferruginosos. “Cada uma dessas unidades é única em suas características e valiosa para a conservação da biodiversidade”, afirmou o secertário-executivo do MMA.
SAIBA MAIS
O dia 5 de junho foi estabelecido como Dia Mundial do Meio Ambiente pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Urbano. A conferência reuniu governantes de 113 países, além de 250 organizações não governamentais. A data tem o objetivo de promover atividades que chamem atenção para a importância da preservação ambiental. O tema do dia, neste ano, foi “conectando as pessoas à natureza”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Brasil reforça compromisso com meio ambiente
Mais 282 mil hectares de áreas protegidas
Minstério lança programa Plantadores de Rios
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227