Notícias
Corrida pela Água movimenta três mil atletas
MARTA MORAES
Cerca de três mil pessoas participaram da 6ª Corrida e Caminhada pela Água, realizada neste sábado (25/3), em Brasília. O evento, que visa promover a conscientização do uso racional da água e da qualidade de vida junto à comunidade, foi organizado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) e com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). Os participantes fizeram um percurso de cinco quilômetros no Parque da Cidade.
Realizada desde 2009, a Corrida vem se consolidando como um evento que une a prática esportiva com a reflexão sobre os hábitos do consumo deste precioso recurso. Esse ano serviu, ainda, como oportunidade para, em plena crise hídrica no Distrito Federal, mobilizar a sociedade em prol da conscientização ambiental e estimular a reflexão de todos sobre a forma como cada indivíduo lida com a água.
Ao entregar a premiação aos vencedores, o secretário executivo do MMA, Marcelo Cruz, enfatizou que esse tema é prioritário para o ministério. “Esta edição é a mais simbólica de todas, porque, infelizmente, a crise hídrica chegou às nossas torneiras em Brasília”, afirmou.
ÉPOCA DE PRESERVAR
De acordo com o diretor-presidente da Adasa, Paulo Salles, ao se comemorar o Dia Mundial da Água (22 de março), o mundo celebra a substância mais importante para a vida, o que também nos faz pensar, neste contexto de racionamento, sobre a melhor forma de lidar com a água. “Aquela época de bonança e de abundância, em que ninguém se preocupava com esse recurso, acabou. Estamos numa nova etapa, na qual a água é reconhecida como um bem finito, que precisa ser tratado com mais racionalidade. Podemos viver com menos água e, ainda assim, ter qualidade de vida”, enfatizou ele.
Segundo Magali Vasconcelos, coordenadora de Gestão Ambiental e de Sustentabilidade da ANA, a ideia é unir a corrida e a caminhada, atividades que o brasiliense gosta de fazer, para refletir que, assim como o esporte, água é vida, é saúde. “O número de participantes mostra que a população da cidade abraçou o evento e está disposta a dar a sua contribuição para a preservação da água”, disse.
PÚBLICO ECLÉTICO
O casal Newton e Indonésia Araújo trouxe o filho João Gabriel, de sete meses, para dar força para eles durante a atividade. “Essa é a primeira corrida do João. Mas ele adorou. Quando terminamos, ele até chorou”, contou Indonésia ao mostrar o pequeno, sorridente no colo.
Cláudia de Angelis, de 41 anos, aceitou o convite da cunhada, Gilcéia da Cunha, e também levou o seu bebê de apenas sete meses, de carrinho para o evento. “Resolvi retornar as atividades físicas após a chegada dele e quis começar com essa caminhada, para sair do sedentarismo. Trazer meu filho num evento tão especial como esse me deixou muito feliz”, afirmou.
Janete Gomes, de 43 anos, 3º lugar na categoria feminina, ressaltou que a Corrida e Caminha pela Água era especial, pois reuniu famílias em torno do tema. “Comecei a correr há apenas um ano e dois meses. Já fiz 18 corridas e essa me motivou muito. Comecei a correr pois enfrentava um período de muito estresse na minha vida e acordei um dia e falei: ‘eu quero uma vida diferente para mim. Quero fazer algo de bom para mim’. Nunca mais parei de correr”, lembrou Janete, que faz parte do grupo Divas que Correm.
O Secretário de Mudança do Clima e Florestas do MMA, Everton Lucero, também aproveitou o evento para voltar a correr, após quatro meses sem fazer a atividade física. “Me animei com a Corrida pela Água porque tem como tema a conscientização do uso sustentável desse recurso, que é um bem finito. Achei que era uma boa oportunidade para voltar. Gostei do circuito no Parque da Cidade”, destacou.
Francisco Silva, de 38 anos, veio de Santa Maria, com os amigos Geovane e Fernanda, para participar da corrida e se motivou com o tema. “A gente tem de cuidar da água, do nosso meio ambiente, por nós e pelas próximas gerações”, afirmou.
AGENDA
A Corrida e Caminhada pela Água integra a série de eventos que o MMA, juntamente com vários parceiros, realiza pelo Mês das Águas. Órgãos dos governos federal e local, entidades de cunho ambiental e organizações da sociedade civil estão unidos em programação diversa, que começou no dia 15 de março e termina no próximo dia 30 (quinta-feira).
Neste sábado, 25 de março, a programação tem vários eventos. Ocupe o Lago, de 8h às 13h, na Ermida Dom Bosco, com criação do painel de grafite, exposição fotográfica, atividades de remo, caiaque e canoa havaiana, oficinas de skate, roda de capoeira, trilha ecológica, yoga e apresentações musicais. De 19h30 às 20h30 tem Passeio Ciclístico Noturno, no Museu da República, seguido de shows com artistas locais, como Beto Dourah e Banda Hakucados. De 20h30 às 21h30, as luzes do Congresso Nacional, Museu da República e Catedral de Brasília e de vários prédios do governo serão apagadas. O MMA se juntará a essa ação e apagará as luzes do Edifício Sede, na Esplanada.
O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, no Rio de Janeiro, e é comemorado no mundo inteiro. Para 2017, foi escolhido o tema Água Residual
Confira aqui a programação do Mês das Águas.
Veja a galeria de fotos da Corrida e Caminhada pela Água.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227