Notícias
Sarney Filho recebe entidades de classe
WALESKA BARBOSA
Representantes da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema), da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) e do Plano de Cargos Especiais do MMA e do Ibama (Pecma) foram recebidos em audiência pelo ministro Sarney Filho, nesta quarta-feira (23/11). Na pauta, temas como a reestruturação das carreiras, regulamentação de normas e aspectos da gestão ambiental.
O secretário-executivo do MMA, Marcelo Cruz, e o secretário de Articulação Institucional, Edson Duarte, acompanharam a conversa.
Sarney Filho elogiou o quadro do Ministério e disse que os servidores são aliados para assegurar uma gestão pautada na sustentabilidade. “A nossa missão é defender os direitos difusos da sociedade e das futuras gerações”, afirmou.
COMPROMISSO
O presidente da Ascema, Emerson Luiz Nunes Aguiar, afirmou que a entidade tem compromisso com a área ambiental e o objetivo de melhorar a gestão ambiental em diálogo com os dirigentes do órgão e das entidades vinculadas.
O ministro se mostrou receptivo às demandas apresentadas e disse que historicamente sempre esteve a favor da causa do meio ambiente e do reconhecimento do valor das carreiras de Estado.
Sarney Filho afirmou que o MMA analisará tecnicamente todas as questões trazidas pelos representantes dos servidores e vai procurar solucionar aquelas que estiverem legalmente sob sua competência.
FÓRUM PERMANENTE
Os participantes do encontro ressaltaram a importância da Mesa Setorial de Negociação Permanente (MSNP), já instituída por portaria e que teve sua composição renovada este mês, cujo objetivo é ser um canal permanente de negociação entre a gestão do Ministério do Meio Ambiente e os servidores das carreiras representados pelas entidades de classe.
Para o secretário Edson Duarte, a nova rodada de discussões fortalece a relação e alinha as ações do MMA e dos servidores para atender o que propõe o Planejamento Estratégico do órgão, bem como as reivindicações dos servidores. “Entendemos que um Ministério forte passa por políticas de fortalecimento do servidor, de sua autoestima e qualidade de vida”, disse.
Duarte informou que como resultado da reunião foi criado ainda um Fórum Permanente de Discussão sobre a estrutura do MMA, envolvendo as entidades representativas e os dirigentes do órgão.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227