Notícias
Brasil reforça cooperação internacional
WALESKA BARBOSA
O compromisso internacional do Brasil em cooperar e compartilhar com outras nações experiências de impacto na área ambiental e de promoção do desenvolvimento sustentável ganhou hoje reforço. Nesta terça-feira (27/09), o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, recebeu em audiência os juízes do Supremo Tribunal da República Democrática do Congo, David-Christophe Mukendi Musanga e Diudonné Mukendi Muderhwa, acompanhados pelo ministro Herman Benjamim, do Superior Tribunal de Justiça do Brasil.
A experiência brasileira com relação às políticas ambientais, principalmente na área florestal, com destaque para ações de combate ao desmatamento e de enfretamento da mudança do clima, foi tema da conversa.
Em 2013, os ministérios do Meio Ambiente do Brasil e da República Democrática do Congo assinaram um acordo com o objetivo de reforçar a cooperação entre os dois países nas áreas de combate ao desmatamento, capacitação de pessoal, práticas de manejo sustentável na floresta e conservação e uso sustentável da biodiversidade.
Esse acordo consolidou o desejo de aproximação entre os dois países, que têm em comum a megabiodiversidade e a extensa presença de florestas tropicais em seus respectivos territórios. A semelhança foi destacada pelo ministro Sarney Filho, que lembrou os esforços de ambos em relação à conservação e ao uso sustentável da floresta.
MONITORAMENTO FLORESTAL
O ministro demonstrou interesse em estreitar a cooperação já formalizada em 2013, compartilhando a experiência exitosa do Brasil na área de monitoramento florestal na Amazônia também com os países da Bacia do Congo, em especial com a República Democrática do Congo.
Além da visita ao MMA em Brasília, os juristas realizaram reuniões com gestores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Serviço Florestal Brasileiro (SFB), todos vinculados ao MMA, e com a Procuradoria Geral da República (PGR). Eles seguem agenda de trabalho em Belém (PA) e São Paulo (SP).
“Trata-se de uma viagem de estudos que tem o grande mérito de propiciar aos ilustres visitantes da República Democrática do Congo um conhecimento mais aprofundado das experiências brasileiras na área ambiental nas diferentes esferas de governo, em benefício de uma maior aproximação entre os dois países”, explica o chefe da Assessoria Internacional do MMA , Fernando Coimbra.
Também estava presente à audiência o secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA, José Pedro Costa.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227