Notícias
Brasil aproxima ações de clima e florestas
LUCAS TOLENTINO
O secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Everton Lucero, e o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), José Graziano, reuniram-se nesta quarta-feira (20/07), em Roma, na 23ª Sessão do Comitê de Florestas, que ocorre até o fim desta semana. No encontro, foi discutido o papel da FAO em questões ligadas à mudança do clima.
A intenção é estreitar as políticas brasileiras com as medidas desenvolvidas pela FAO. “O MMA tem interesse em trabalhar com a FAO em diversos projetos de cooperação nos setores de agricultura e florestas”, reiterou Everton Lucero. O secretário acrescentou que a cooperação Sul-Sul com países da Bacia do Congo está entre as prioridades. “Com o apoio da FAO, o Brasil oferecerá (a esses países) capacitação em monitoramento de desmatamento”, explicou.
REDUÇÃO DE EMISSÕES
Os resultados já alcançados pelo Brasil no combate ao corte ilegal de árvores foi apresentado como um dos principais responsáveis pelo corte de carbono em território nacional. Segundo Lucero, o trabalho com os países da Bacia do Congo ocorrerá com base nessa experiência brasileira “com o monitoramento da Amazônia, cujos resultados muito contribuíram para a redução das emissões brasileiras de gases de efeito estufa na última década”.
O encontro com a direção-geral da FAO contou, ainda, com a participação da diretora de Políticas para o Combate ao Desmatamento do MMA, Thelma Krug, o diretor de Concessão Florestal e Monitoramento do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Marcus Vinícius Alves, e a representante do Brasil junto à FAO, embaixadora Maria Laura Rocha.
SAIBA MAIS
O Comitê de Florestas (COFO) é o mais alto órgão sobre o tema da FAO. As sessões bienais do COFO ocorrem na sede da FAO, em Roma, e juntam representantes de serviços florestais de governo para identificar e desenvolver políticas e questões técnicas, procurar soluções e para definir ações necessárias. Outras organizações internacionais e não-governamentais também participam do Comitê, que é aberto a todos os países-membros da FAO.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227