Notícias
Água Doce atende mais comunidades na PB
LETÍCIA VERDI*
O secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Ricardo Soavinski, participou, nesta sexta-feira (1º/7), de solenidade de entrega de quatro sistemas de abastecimento do Programa Água Doce na Paraíba, nos municípios de Taperoá e Tenório. O programa oferece água potável à população por meio de sistemas de dessalinização de água salobra no semiárido brasileiro.
Na ocasião, o secretário Soavinski conversou com o governador do estado, Ricardo Coutinho, e o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia da Paraíba, João Azevedo Lins Filho, sobre algumas das agendas prioritárias do MMA, como as políticas de recursos hídricos e de resíduos sólidos, a revitalização de bacias hidrográficas e o Programa Água Doce.
Soavinski afirmou que o governo federal está trabalhando para que a transposição do São Francisco seja concluída o quanto antes. Informou, inclusive, que o governo federal lançará um novo projeto de revitalização do rio.
No início da semana, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, recebeu o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, para tratar do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. Após o encontro, Sarney Filho afirmou que se está avançando rumo à revitalização do Velho Chico. Além de obras de infraestrutura necessárias, haverá um grande investimento em estrutura verde, que protege nascentes, matas ciliares e recupera áreas degradadas.
ESFORÇO CONJUNTO
Durante a visita à Paraíba, o secretário do MMA aproveitou para conhecer melhor o andamento dos trabalhos na área hídrica da Paraíba, como barragens e adutoras, alémdo plano estadual de resíduos sólidos. “Percebo que os projetos estão sendo bem executados e por isso fiquei muito satisfeito com a visita. Apesar da crise hídrica que enfrentamos, creio que com o esforço conjunto dos governos federal e estadual teremos dias melhores”, afirmou Soavinski.
O programa Água Doce atende dez estados brasileiros. “Já temos obras em seis estados do Nordeste, entre eles, a Paraíba. Hoje, são 700 obras contratadas de um total de 1,2 mil que devemos implantar. Com o Água Doce, a gente evita que a população consuma águas contaminadas, dando acesso à água potável e, consequentemente, melhorando a vida e a saúde das comunidades da zona rural”, ressaltou o coordenador nacional do programa, Renato Ferreira.
Na Paraíba, atualmente funcionam sete unidades de dessalinização, que beneficiam 1.389 famílias. No contrato com o MMA, está previsto o funcionamento de 93 unidades até agosto de 2017. “Dez estão prontas para a inauguração e 17, em construção”, disse o coordenador estadual do Programa Água Doce, RobiTabolka.
* Com informações da Secretaria de Comunicação do governo da Paraíba.
MATÉRIA RELACIONADA:
MMA entrega sistemas do Água Doce na PB
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1165