Notícias
Curso de apicultura no Semiárido Show
Por Marta Moraes - Editora Melissa Silva
Iniciando sua programação de cursos dentro do Semiárido Show 2015, a maior feira da agricultura familiar do Nordeste, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) promove o curso de Apicultura – Criação de abelhas Apis Melífera, nesta quarta-feira (21/10). A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA (SEDR). O Semiárido Show 2015 acontece em Petrolina (PE) até o dia 23 de outubro,
O consultor e especialista no tema, Nelson Bahia, é o responsável pelo conteúdo da capacitação que possui 50 vagas. Ele conta que o objetivo é passar informações básicas aos agricultores e interessados na produção de abelhas. “Nosso intuito é despertar o interesse e mostrar que o cultivo vai muito além da produção do mel”, explicou. “Vamos falar sobre o nicho que existe para o uso de abelhas na polinização de frutas, como o melão, caju, manga e melancia, por exemplo. Em algumas espécies, as abelhas chegam a ser responsáveis por 80% da polinização”, ressaltou Nelson.
Durante a capacitação, serão abordados assuntos importantes para o cultivo de abelhas, tais como a segurança, as regras para a escolha dos locais dos apiários (longe de escolas, fábricas, padarias), distância regulamentar, a estrutura das caixas coletoras (que obedecem a um padrão mundial), a parte biológica das abelhas, o ninho e a melgueira, o início das atividades apicultoras no Brasil, a fase após o cruzamento das espécies europeia e africana, entre outros temas.
Novas Possibilidades
Nos últimos anos, as pessoas se deram conta de que a importância das abelhas produtoras de mel vai muito além da fabricação do poderoso adoçante natural. O mel é, na verdade, um subproduto pequeno comparado ao valor do serviço de polinização prestado pelas abelhas.
Segundo o livro Polinizadores no Brasil, um dos vencedores do Prêmio Jabuti 2013, as verduras e frutas lideram as categorias de alimentos que necessitam de insetos para a polinização. Cerca de 75% da alimentação humana depende, direta ou indiretamente, de plantas polinizadas ou beneficiadas pela polinização animal. “As abelhas ajudam a aumentar a produtividade e a qualidade dos frutos”, enfatizou Nelson.
O livro aponta que pesquisas recentes mostram que, mesmo culturas como a canela e a soja, produzem entre 20% e 40% a mais por hectare quando recebem apoio de abelhas Apis melífera. Em geral, as abelhas aumentam a produção de sementes, diminuem os custos da produção, atuam na qualidade do habitat, tornam os sistemas agrícolas mais sustentáveis e trazem benefícios ao meio ambiente, favorecendo outros serviços ecossistêmicos, que permitem a preservação da biodiversidade e dos recursos hídricos.
Confira a programação do Semiárido Show
Assessoria de Comunicação do MMA (Ascom) – (61) 2028-1165