Notícias
MMA comanda ações para a juventude
Rafaela Ribeiro com Ascom da ANA
Realizado em Águas de São Pedro (SP), o IV Encontro Formativo Nacional de Educação Ambiental e Gestão das Águas, juntamente com o XIII Diálogo Interbacias e de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, deliberou a intensificação de diversas ações educativas e mobilizadoras até 2017, quando ocorrerá o V Encontro Formativo – para estimular uma maior participação e protagonismo juvenil nas instâncias participativas, além de formar novas lideranças.
A temática da participação da juventude na gestão de recursos hídricos tem continuidade, nesta semana, no XVII Encontro Nacional de Comitês de Bacia (ENCOB), que segue até sexta-feira (09/10), em Caldas Novas (GO). A programação do ENCOB inclui o encontro setorial Juventude e Recursos Hídricos e a mesa sobre Experiências Exitosas dos Comitês de Bacia Hidrográfica, nesta quinta-feira (08/10).
Com a participação de 530 pessoas de 16 estados e do Distrito Federal, representantes de comitês de bacia, câmaras técnicas e secretarias de Educação. O IV Encontro, ocorrido no mês de setembro, teve como eixo norteador o papel da educação ambiental no processo de participação social na Agenda Água, inserindo nesse contexto a participação da Juventude.
Esses encontros formativos são promovidos pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), Agência Nacional de Águas (ANA) e a Câmara Técnica de Educação, Capacitação, Mobilização Social e Informação em Recursos Hídricos (CTEM) e do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).Fazem parte de uma estratégia de fortalecimento da rede de educadores ambientais, comunicadores e ativistas que atuam na gestão hídrica do País.
PRIORIDADES
O desenvolvimento de processos formativos é uma das 22 Prioridades do Plano Nacional de Recursos Hídricos para o quadriênio 2012-2015. A edição de São Pedro foi a quarta de uma série iniciada em Salvador (BA), em 2009, e que teve continuidade em Bento Gonçalves (RS), em 2011, e Ouro Preto (MG), em 2013.
Outras estratégiasenvolvendo a juventude foram planejadas como: cursos, formação de multiplicadores, materiais educativos, articulação com secretarias de Meio Ambiente e demais instâncias colegiadas do SINGREH. Além disso, está sendo desenvolvido o envolvimento desse público nas discussões do Fórum Mundial da Água de 2018 – maior evento do mundo sobre o tema – que acontecerá em Brasília, já que a ideia é preparar jovens para que sejam as lideranças em gestão de recursos hídricos no futuro.
BOAS IDEIAS
Exemplos de iniciativas para capacitar e despertar o interesse dos jovens para a gestão dos recursos hídricos são o Água em Jogo (www.aguaemjogo.com.br), game que apresenta de forma divertida como funciona uma bacia e seus diversos usos; as animações sobre os vários aspectos da gestão e sobre o ciclo hidrológico da água, disponíveis no site institucional da ANA e em seu canal no YouTube (www.youtube.com/anagovbr); e a revista Coquetel, feita especialmente para o tema.