Notícias
MMA e juventude se unem pelo clima
Da Redação - Editor: Marco Moreira
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) participou, nesta quarta-feira (01/07), de evento para debater ações de combate ao aquecimento global com a juventude. Realizado em São Paulo, o debate “Entrando no Clima” foi realizado na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e contou com a participação de jovens da capital paulista, estudantes, militantes da sociedade civil e espectadores por meio de transmissão ao vivo.
O objetivo foi mobilizar a juventude para a 21ª Conferência das Partes (COP 21) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), que será realizada em dezembro próximo, em Paris. Na Cúpula, representantes de 193 países signatários da UNFCCC precisarão chegar a um consenso sobre o novo acordo global de corte de emissões de gases de efeito estufa. O protocolo deverá começar a valer em 2020.
COMPROMISSOS
O diretor de Mudanças Climáticas do MMA, Adriano Santhiago, apresentou os compromissos que o Brasil já tem assumido, em especial o acordo bilateral entre o Brasil e os Estados Unidos para reflorestamento e renovação da matriz energética. Ressaltou a redução do desmatamento verificada nos últimos anos e a importância do engajamento da juventude nessa questão. “Esse é um espaço de diálogo para a construção das posições do país na COP 21. “É importante que a sociedade civil organizada e, principalmente, os jovens colaborem com as tomadas de decisão dos governos”, afirmou.
Segundo a coordenadora de Juventude do MMA, Marccella Berte, o evento é uma iniciativa tem grande importância. “É uma oportunidade de apoiar a difusão de conhecimento sobre um tema central para a humanidade aos principais interessados em mudanças: os jovens”, analisou. “E de uma maneira muito democrática, porque essa difusão do conhecimento não ficará só entre os jovens da capital paulista, mas ao vivo transmitido pela internet.”
A questão do aquecimento nos grandes centros urbanos foi um dos principais temas abordados pelos palestrantes. Para Marcelo de Medeiros, coordenador de Clima da organização não-governamental Engajamundo, as mudanças climáticas regionais são também centrais nessa discussão. “Há cidades em situação de alerta, em que a elevação da temperatura torna insuportável o calor e outros problemas consequentes disso”, observou.
Além do MMA e da Engajamundo, participaram do evento representantes de entidades como o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), o Observatório do Clima e da Climate Action Network.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA) - 2028.1753