Notícias
Circuito Tela Verde tem inscrições até sexta-feira
Por: Tinna Oliveira - Editor: Sérgio Maggio
Instituições interessadas em exibir os filmes da 6ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente – Circuito Tela Verde podem se cadastrar até sexta-feira (24/04) no site do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Para participar, basta acessar este link e enviá-lo. Na última edição, mais de 1.300 espaços exibiram os vídeos do Circuito Tela Verde.
As instituições receberão um kit composto por um guia que traz orientações e sinopses dos filmes, cartazes e adesivos para identificação dos espaços exibidores e DVDs contendo os vídeos selecionados. Podem participar: instituições de ensino, organizações não governamentais (ONGs), cineclubes, empresas, espaços educadores tais como salas verdes, coletivos educadores, pontos de cultura, bibliotecas ou associações de bairro, cooperativas, núcleos da sociedade civil organizada, aldeias indígenas, entre outros.
Mesmo que uma instituição tenha participado de edições anteriores, será necessário fazer o cadastro nesta sexta edição. A princípio, todas as inscrições recebidas serão cadastradas como espaços exibidores. As inscrições apenas serão submetidas à seleção, caso haja uma grande demanda e o material a ser distribuído não seja suficiente. O MMA divulgará, após o encerramento do prazo de inscrições, a lista dos espaços cadastrados.
FILMES
Para esta edição, foram selecionados 21 vídeos de temática socioambiental. Os filmes escolhidos falam sobre água, lixo, Cerrado, sustentabilidade, vida marinha, zona rural, preservação ambiental, dentre outros temas. Além disso, 40 curtas de animação sobre resíduos sólidos, selecionadas pelo edital Curta Animação 2013, fruto de parceria entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC) e o MMA, também vão compor a mostra.
O Circuito Tela Verde tem como objetivo divulgar e estimular atividades de educação ambiental, por meio da linguagem audiovisual, e fomentar a construção de valores culturais comprometidos com a sustentabilidade socioambiental. O material divulgado também pode ser usado em diversos processos educativos. É uma iniciativa do MMA, coordenada e executada pelo Departamento de Educação Ambiental.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA) (61) 2028.1227