Notícias
Projeto qualifica agentes ambientais do Vale de São Francisco
Por: Tinna Oliveira – Editor: Sérgio Maggio
O Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), assinou 12 convênios de educação ambiental para agricultura familiar. Os projetos são desenvolvidos em vários estados e os técnicos do ministério estão acompanhando o andamento de cada ação. O último projeto a receber uma visita técnica foi o Inovando práticas – Transformando vidas, que ocorre nos territórios Sertão do São Francisco (BA e PE) e é executado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).
O projeto realiza ações educativas junto a agricultores com o objetivo de formar 200 agentes populares de educação ambiental, potencializando a inclusão social e o fortalecimento da cidadania de agricultores familiares. A meta inicial era de formar 150 agentes, mas devido à elevada demanda da região, a UNIVASF aumentou o número de vagas no curso de formação para 200. Entre os beneficiários inscritos no projeto, estão quilombolas, indígenas, povos de terreiro, agricultores familiares e pescadores.
"Além de aprofundar a reflexão sobre as questões socioambientais, o projeto também envolverá os alunos no desenvolvimento de campanhas educativas e projetos comunitários. A ideia é que o conhecimento seja aplicado em ações práticas nas comunidades, contribuindo para a ampliação da capacidade de mobilização e atuação coletiva e a adoção de práticas sustentáveis", destaca a analista ambiental, Taiana Brito Nascimento, que realizou a visita técnica.
FORTALECIMENTO
O projeto envolve professores, alunos e técnicos da UNIVASF. A universidade possui campus nas cidades de Juazeiro e Petrolina e para execução do projeto fez articulação com 15 municípios da região: Sobradinho, Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado, Juazeiro, Sento-Sé, Petrolina, Uauá, Curaçá, Canudos, Campo Alegre de Lourdes, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Salgueiro e Lagoa Grande.
Os alunos já tiveram disciplinas como Sociedade, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Raça, Gênero e Etnia; Associativismo e Cooperativismo; Bioma Caatinga, Educação Contextualizada ao Espaço Rural; Manejo e Transformação de Carnes e Pescados, Utilização de Plantas Medicinais para Tratamento de Animais Doméstico, Técnicas de Caprinocultura. Nas próximas etapas do Projeto, desenvolverão uma campanha educativa e um projeto de intervenção socioambiental, aplicando na prática os conhecimentos desenvolvidos ao longo do curso.
CONVÊNIOS
Os convênios firmados no Edital n° 01/2013 estão relacionados a uma das linhas de ação do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF), de fomento a projetos de educação ambiental com Agricultura Familiar. O edital recebeu 254 propostas. Deste total, 19 foram selecionadas pelo Conselho Deliberativo do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) por cumprirem os itens obrigatórios previstos na chamada pública. Foram assinados, até o momento, 12 convênios que integram o PEAAF.
Esses convênios são fruto da parceria entre o FNMA, o Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) e a Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEDR). A próxima visita técnica acontecerá no estado do Ceará, ainda neste mês.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA) – (61) 2028.1173