Notícias
Ministra pede diálogo e bom-senso ao se tratar de recursos hídricos
Por: Luciene de Assis - Editor: Marco Moreira
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, participou, em Goiânia, na manhã desta quinta-feira (26/03), de evento em comemoração ao Dia Mundial da Água. A atividade foi organizada pela Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) de Goiás e contou com a participação do governador Marcone Perillo (PSDB), do diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, de representantes do Ministério Público, prefeitos e secretários municipais e estaduais.
De acordo com a ministra, o momento é de diálogo e de usar o bom-senso, para conciliar os interesses de toda a sociedade, ao falar sobre a importância estratégica do Cerrado para as águas. “Temos de ter responsabilidade para construir soluções inclusivas e sustentáveis que sejam boas para o desenvolvimento de Goiás e do país como um todo”, afirmou.
DESAFIO
A ministra falou sobre a importância do Programa Plante Água, um desafio político associado ao novo Código Florestal. Segundo ela, trata-se de um elemento que une as políticas públicas voltadas para plantar água, recuperar nascentes, incrementar a produtividade e olhar a agricultura brasileira como uma atividade sustentável que protege o meio ambiente.
Durante o evento, realizado no Palácio da Música, localizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, na capital goiana, foi apresentado o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH), que mostra qual é a situação dos recursos hídricos goianos. Foram lançados, ainda, os editais do Programa Produtor de Água e do Fundo Estadual de Meio Ambiente (FEMA), além da entrega de comendas, que teve como um dos agraciados a ministra.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA) - (61) 2028-1173