Notícias
Importância dos polinizadores é destacada pelo MMA em 9 livros
Por: Luciene de Assis - Editor: Marco Moreira
Nove publicações baseadas no trabalho essencial dos polinizadores já estão disponíveis no portal do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Os estudos versam sobre planos de manejo para viabilizar o uso sustentável e a restauração da diversidade dos polinizadores na agricultura e nos ecossistemas relacionados; tratam da importância dos insetos na produção de mangabas, e de como as graviolas se desenvolvem depois da visita dos besouros.
Um dos livros explica como a aceroleira se enche de frutos a partir do trabalho solitário das abelhas, que são igualmente importantes para a cultura do algodoeiro e do maracujazeiro. E há, ainda, link para uma obra que retrata a preocupação de cientistas e pesquisadores sobre o uso de pesticidas e sua influência na vida dos polinizadores.
A apicultura e a meliponicultura são consideradas atividades essenciais da cadeia produtiva agrícola, pois existem culturas que não sobreviveriam sem o trabalho de polinizadores como abelhas, morcegos, beija-flores, borboletas, marimbondos e outros insetos. Sete culturas (algodão, caju, canola, castanha, maçã, melão e tomate), consideradas importantes no Brasil, precisam da atuação direta dos polinizadores para dar frutos.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA) (61) 2028.1173