Notícias
Combate ao efeito estufa: Brasil defende unificação das ações
Por: Lucas Tolentino - Edição: Alethea Muniz
Lima (Peru) - A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, defendeu, nesta quinta-feira (11/12), a unificação das ações de combate aos avanços do efeito estufa. Em evento paralelo realizado pelo Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas na 20ª Conferência das Partes (COP 20) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, Izabella destacou, ainda, os resultados obtidos pelo país na agenda.
As ações de mitigação e adaptação apontadas pela ministra incluem setores como energia, aviação e combate ao desmatamento. “Há muitas ações pulverizadas e espalhadas, que precisam ser realizadas sob um mesmo domínio”, destacou a ministra. “Também é preciso haver melhor diálogo com a ciência, o que nos ajuda no processo de tomada de decisão.”
O gerente executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Shelley Carneiro, destacou a necessidade de mudanças na cadeia produtiva de maneira geral. “Hoje vivemos confortos e facilidades, e o caminho não é criticar produtos, mas sim trabalhar para que hajam processos de produção mais sustentáveis”, afirmou. “A discussão deve ser como reinventar todo o sistema”, acrescentou o secretário executivo do Fórum, Neilton Fidelis.
SAIBA MAIS: EFEITO ESTUFA
Apesar de ser considerado um fenômeno natural, o efeito estufa tem sido intensificado nas últimas décadas acarretando mudanças climáticas. Essas mudanças decorrem do aumento descontrolado das emissões de gases de efeito estufa, entre eles o dióxido de carbono e o metano. A emissão desses gases na atmosfera ocorre por conta de diversas atividades humanas, entre elas o transporte, o desmatamento, a agricultura, a pecuária e a geração e consumo de energia.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA) - Telefone: 61.2028 1227