Notícias
Curso para o Cadastro Ambiental Rural abre novas vagas
Por: Letícia Verdi - Edição: Vicente Tardin
Estão abertas as inscrições para as próximas turmas do Curso de Capacitação para o Cadastro Ambiental Rural (CapCAR), realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), o Serviço Florestal Brasileiro e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O curso é aberto a toda a sociedade e as inscrições podem ser feitas aqui, até o dia 19/12.
O CapCAR tem como objetivo capacitar facilitadores para a inscrição de imóveis rurais no CAR, com prioridade para os agricultores familiares com propriedades de até quatro módulos fiscais, dando continuidade às ações de fomento e apoio à implementação da Lei nº 12.651/2012 (Novo Código Florestal).
INSCRIÇÕES
Após o período de inscrições, todos os candidatos selecionados serão comunicados por e-mail, com antecedência mínima de 15 dias, para envio da documentação de efetivação da matrícula. A organização do curso recomenda que os candidatos fiquem atentos às suas contas de e-mail (caixa de entrada e caixa de spam), pois essa será a única forma de contato.
Segundo explica o diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Gabriel Lui, os conteúdos proporcionam uma visão ampla dos aspectos legais e apresentam um passo a passo do processo de cadastramento. "O curso foi pensado para ser acessível, didático, mas bastante completo. O nosso objetivo é que as aulas forneçam as informações necessárias para realizar todo processo de cadastramento e também despertem o interesse dos alunos para a agenda de regularização ambiental. A procura tem superado as nossas expectativas, o que ressalta o interesse em conhecer melhor o CAR", diz Lui.
A próxima turma terá início no dia 08/12. Ainda haverá mais uma turma, a última, em início de março de 2015. Segundo o coordenador do curso junto à UFLA, Samuel Campos, o CapCAR reflete a importância do cadastro para todo o Brasil, pois foi o curso a distância que teve maior adesão entre aqueles oferecidos pela universidade. "Tivemos 99% de assiduidade na primeira turma de 10 mil", afirmou. Até o final do curso, serão capacitadas 31 mil pessoas.
O coordenador do curso pela UFLA, Ewerton Carvalho, destaca que o curso não trata das plataformas estaduais de inscrição no CAR (Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Pará, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Minas Gerais e Rondônia), mas apenas da Plataforma de Cadastro Nacional (SICAR), utilizada pelos demais estados e Distrito Federal.
MEDIADORES
Para o aluno Fabio Brega Gamba, o curso é esclarecedor, principalmente no ponto legal. "Poderei atuar como mediador e disseminador de informações sobre a necessidade de regularização ambiental das propriedades rurais na minha localidade e no Brasil", comemora. "Estou achando o curso fantástico, aprendendo várias coisas que muitas vezes estavam ocultas no meu entendimento. Tenho grande fascínio pelas geotecnologias e por isso estou gostando bastante da Etapa GEO no cadastro da propriedade".
O curso será ministrado integralmente a distância, por meio de atividades via internet. As aulas consistem em textos explicativos, videoaulas, exercícios de fixação e diversos tutoriais autoexplicativos para que o estudante se sinta seguro na execução das atividades.
Veja um exemplo de videoaula, apresentada pela jornalista Rosana Jatobá.
Ao final do curso, o participante receberá um certificado do Curso de Extensão de Capacitação para o Cadastro Ambiental Rural (CapCAR), emitido pela UFLA.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA) - Telefone: 61.2028 1227