Notícias
Vagas abertas para curso de sustentabilidade da A3P em Natal
Por: Tinna Oliveira - Edição: Vicente Tardin
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) promove mais um Curso de Sustentabilidade na Administração Pública. A cidade que receberá uma nova turma do curso é Natal. As inscrições para gestores públicos e servidores de qualquer esfera da administração pública estão abertas a partir desta segunda-feira (17/11).
O objetivo da capacitação é promover a responsabilidade socioambiental nos órgãos públicos. O curso de Natal acontece em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) de 03 a 05 de dezembro. Ocorrerá de 8h às 18h no auditório da Superintendência de Infraestrutura da UFRN, localizada na Avenida Senador Salgado Filho nº 3000, Campo Central, Lagoa Nova.
Estão disponíveis 50 vagas. Para participar, é necessário enviar os seguintes dados ao e-mail a3p.ufrn@reitoria.ufrn.br: nome, órgão, setor e telefone. A UFRN receberá os pedidos de inscrições e posteriormente selecionará os participantes, entrando em contato com os selecionados. A turma de Natal será a 16ª do curso de Sustentabilidade A3P, que começou no ano passado. Já foram capacitadas quase 700 pessoas pelo país.
TEMAS
Os participantes aprenderão sobre como gerenciar projetos, construções sustentáveis, eficiência energética, eficiência no uso da água, gestão de resíduos (plano de gerenciamento), qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação dos servidores, análise do ciclo de vida e licitações sustentáveis.
Esses temas fazem parte do programa Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), que visa estimular a reflexão sobre a responsabilidade socioambiental e a mudança de atitude no ambiente de trabalho.
O local de trabalho é um ambiente que requer consciência sobre o uso de recursos naturais e bens públicos. A A3P ensina a usá-los de forma econômica e racional. O programa também estimula a gestão adequada dos resíduos e a realização de compras sustentáveis.
ATITUDES
A mudança de atitude pode começar de maneira simples, mas eficaz, substituindo o copo de plástico usado para beber água e cafezinho, por uma caneca retornável e xícara. Essa atitude evita o uso excessivo de material plástico. E mesmo os plásticos utilizados nos órgãos podem ter um destino ambientalmente correto, sendo destinados às cooperativas.
Para fazer o uso racional de água, uma alternativa é instalar torneiras com temporizadores (dispositivos que medem o tempo de saída da água). Também é importante ficar atento para comunicar rapidamente aos responsáveis se houver vazamentos em torneiras, descargas e bebedouros. E para diminuir o consumo de energia, as dicas incluem desligar o monitor do computador quando não estiver usando e apagar a luz ao sair da sala.
Outra atividade muito comum no dia a dia dos órgãos é a impressão de documentos e materiais. Essa atividade gera um custo alto de utilização de folhas de papel. Mas, é possível reduzir o consumo, por exemplo, imprimindo nos dois lados da folha de papel ou reaproveitando as folhas impressas em apenas um lado para fazer blocos de anotações.
A administração pública também deve promover a responsabilidade socioambiental das suas compras. As licitações devem levar em consideração a aquisição de produtos e serviços sustentáveis. As compras públicas sustentáveis devem priorizar critérios ambientais e não somente os econômicos e de menor preço. Por exemplo, a aquisição de impressoras que imprimam frente e verso e a compra de papel reciclado.
Mais informações no site da A3P.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA) – Telefone: 61.2028 1227