Notícias
Projetos na Bahia e no Piauí marcam o início do Programa Cerrado
Da Redação
Ações de combate ao desmatamento do Cerrado estão em curso na Bahia e no Piauí. Equipes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) finalizaram, nesta sexta-feira (31/10), vistoria aos projetos de combate ao desmatamento desenvolvidos nos dois estados. A visita faz parte das atividades do Programa Cerrado, iniciativa em parceria com o Reino Unido e o Banco Mundial que objetiva contribuir para a redução do desmatamento e das emissões de gases de efeito estufa no bioma.
Em Salvador, a missão do MMA e do Banco Mundial supervisionou o projeto desenvolvido em parceria com o estado da Bahia, assinado em setembro deste ano. Integrado ao Programa Cerrado, o projeto visa ao desenvolvimento do Cadastramento Ambiental Rural (CAR) dos imóveis da região e ao combate e à prevenção de incêndios florestais.
ATRIBUIÇÕES
No Piauí, as visitas abrangeram os municípios de Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro e Ribeiro Gonçalves para apresentação e definição de atribuições junto aos atores locais, ação importante para garantir o sucesso do projeto no estado. A missão de supervisão do projeto no Piauí foi realizada em agosto deste ano em Teresina e impulsionou o Piauí na implantação do CAR.
Segundo o diretor de Políticas para o Combate ao Desmatamento do MMA, Francisco Oliveira, esses projetos colaboram com a implantação do CAR e de ações de combate a incêndios florestais em municípios prioritários do cerrado, que acumulam altas taxas de desmatamento e área significativa de vegetação remanescente.
SAIBA MAIS
O Programa de Redução do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado Brasileiro (Programa Cerrado) apoia a implantação do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado (PPCerrado), um dos instrumentos da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC). É executado sob a coordenação geral do MMA, com recursos de doação do governo do Reino Unido administrados pelo Banco Mundial.
O objetivo geral é contribuir para a mitigação da mudança do clima no Cerrado e para a melhoria da gestão ambiental e dos recursos naturais na região por meio de políticas e práticas adequadas de produção rural. O programa está dividido em dois componentes: a regularização ambiental rural e a prevenção e combate a incêndios florestais.
Além dos projetos vistoriados na Bahia e no Piauí, há um de monitoramento das queimadas, vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e outro de apoio à coordenação e à implantação de políticas nacionais redução do desmatamento e dos incêndios florestais no Cerrado, ligado ao MMA e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Assessoria de Comunicação (61) 20281227