Notícias
MMA e estados do Cerrado debatem implantação do CAR
Por: Letícia Verdi - Edição: Marco Moreira
Termina nesta quinta-feira (23/10) oficina com representantes dos Órgãos Estaduais de Meio Ambiente (OEMAs) de oito estados com áreas de Bioma Cerrado (Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Maranhão) e mais o Distrito Federal. O tema é o projeto FIP (Forest Investment Program/Programa de Investimento na Floresta) relativo ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). O objetivo da oficina é apresentar a versão do projeto aprovada pelo Banco Mundial - responsável pela administração dos recursos, discutir os planos e procedimentos a serem adotados e a elaboração dos Acordos de Cooperação Técnica com cada unidade da federação.
O FIP é financiado pelo CIF (Climate Investment Funds/Fundo de Investimento no Clima) e tem como meta apoiar os países em desenvolvimento para reduzir o desmatamento, a degradação florestal e promover o manejo florestal sustentável. “A meta final é reduzir as emissões de gases do efeito estufa”, explica do diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Gabriel Lui.
QUATRO PROJETOS
O diretor destaca que o Brasil tem quatro projetos no FIP e um deles é sobre o apoio aos estados com áreas de Cerrado para a implantação do CAR. A iniciativa busca aumentar a regularidade ambiental entre os imóveis rurais do Cerrado por meio de campanhas de divulgação e mutirões de cadastramento, além da elaboração dos Projetos de Recomposição de Área Degradada e Alterada (PRADAs).
O valor total do projeto FIP-Cerrado é de U$ 52 milhões, sendo U$ 32,5 milhões de empréstimo dos recursos do FIP junto ao Banco Mundial e U$ 17,5 milhões de contrapartida do MMA. Serão atendidos 75 municípios prioritários, definidos com base na lista do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado (PPCerrado) e na indicação dos estados.
Assessoria de Comunicação Social - (61) 2028-1227