Notícias
MMA e sociedade civil avaliam dez anos das conferências infanto-juvenis pelo meio ambiente
Por: Tinna Oliveira – Edição: Marco Moreira
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) está realizando avaliação dos dez anos de Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). O objetivo é contribuir para o aprimoramento e fortalecimento das conferências como espaços de formação e participação social do público infantojuvenil. O processo é participativo. Por isso, estão sendo convidados todos os participantes de alguma edição do evento, em qualquer uma das etapas (escolar, municipal, regional, estadual e nacional), para enviar contribuições pelo e-mail 10anosdecijma@gmail.com. O prazo é até 25 de outubro.
A coordenadora da Juventude do MMA, Marccella Berte, lembra que essa iniciativa foi uma solicitação da própria conferência. “Estamos atendendo a um pedido da sociedade civil para aprimorar a metodologia das conferências e principalmente registrar o quanto que elas contribuíram para as políticas públicas de educação ambiental e juventude”, destaca.
CONTEXTO
A 4ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) aconteceu em novembro de 2013, em Luziânia, cidade do entorno do Distrito Federal. Na ocasião, 673 estudantes de 11 a 14 anos reuniram-se na etapa nacional para propor ações que tornem as escolas ambientes mais sustentáveis.
Antes das conferências estaduais, ocorreram as municipais e regionais e escolares. A primeira edição da Conferência, em 2003, contou com 15.452 escolas; a segunda, em 2005/2006, foi realizada em 11.475 escolas. Em 2009, o evento mobilizou 3,5 milhões de estudantes, educadores e comunidades. A Conferência Infantojuvenil, presidida pelo Ministério do Educação (MEC), é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, que reúne os dois ministérios (MEC e MMA). A Coordenação Geral de Educação Ambiental do MEC colabora nesta avaliação de dez anos. Avaliação que também permitirá apresentar propostas a 5ª edição da conferência.
Assessoria de Comunicação - (61)2028-1227