Notícias
MMA apresenta projetos na área de educação ambiental em Cuiabá
TINNA OLIVEIRA
“As diversas práticas de educação ambiental e comunicação na gestão de resíduos orgânicos, em todo o país, demonstram que a sociedade já está percebendo e agindo diante da necessidade de grande transformação cultural, econômica e social que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a situação dos resíduos exigem”, enfatizou o diretor do departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Nilo Diniz, durante evento em Cuiabá, nesta quarta-feira (08/10). O Seminário sobre Gestão de Resíduos Orgânicos contou com o apoio do MMA e buscou identificar obstáculos e propor soluções eficientes para a gestão de resíduos.
Diniz apresentou o painel sobre experiências exitosas, em âmbito nacional, no processo de tratamento de resíduos orgânicos desenvolvido pelos governos, universidades, organizações não governamentais e associações de catadores de material reciclável. Entre as ações está a Plataforma EducaRES, uma nova ferramenta digital que tem o objetivo de mapear e divulgar ações que ajudem a enfrentar os desafios da implantação da PNRS.
A ONG socioambiental Instituto Centro Vida, responsável pelo seminário, desenvolve o projeto Espaço Vitória que composta resíduos orgânicos e produz adubo para hortaliças que geram renda a famílias carentes de Cuiabá. Iniciativa de geração de renda e gerenciamento de resíduos que será incluída na Plataforma EducaRES.
DELIBERAÇÕES
Nilo Diniz também destacou a 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), ocorrida no ano passado, que teve como tema os desdobramentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e aprovou importantes deliberações relacionadas aos resíduos, à educação ambiental e à ação dos catadores. Também deu ênfase à 4ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) que discutiu o Programa Escolas Sustentáveis, com destaque para projetos com resíduos orgânicos e hortas nas escolas.
O seminário também abordou as iniciativas do Ministério Público e da Prefeitura de Cuiabá, que estão elaborando o Plano e o Projeto de Lei de Gestão Municipal de Resíduos Sólidos da cidade, resultados de audiências públicas, mas que ainda serão discutidos com outros segmentos interessados.
A Secretaria de Meio Ambiente do Estado, que possui um Acordo de Cooperação Técnica com o Departamento de Educação Ambiental do MMA, apresentou o projeto MT-Catador. A iniciativa prevê recursos aos catadores, a exemplo da prefeitura, que está apoiando cooperativas e associações remunerando o trabalho dessa categoria.
ESCOLAS SUSTENTÁVEIS
Em Cuiabá, também acontece o II Encontro Estadual sobre Escolas Sustentáveis e COM-VIDAs, organizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Durante o evento, as escolas apresentaram suas experiências na busca pela construção de escolas sustentáveis.
Diniz falou sobre experiências de sustentabilidade dentro e fora das escolas, especialmente referentes à disposição de resíduos sólidos. “São iniciativas muito importantes porque o desafio da sustentabilidade depende em grande parte de processos de mobilização e educação que podem chegar aos cidadãos também por meio das ações na comunidade escolar”, afirmou.
A consultora do DEA Sumaya Dounis, que também participa do evento, realizou reunião para ouvir professores da rede de ensino do Mato Grosso e gestores de educação ambiental que apresentaram críticas, sugestões e propostas sobre as Conferências Infantojuvenis. Ela está realizando uma avaliação participativa dos 10 anos da CNIJMA, com o apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Cerca de 120 pessoas participam deste encontro que terá uma nova edição em novembro, na cidade de São Félix do Araguaia.