Notícias
Comunidades tradicionais discutem políticas públicas em Curitiba
LETÍCIA VERDI
Começou nesta segunda-feira (25/08), em Curitiba, o Encontro de Povos e Comunidades Tradicionais da Região Sul. O objetivo é discutir o aperfeiçoamento da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (PNPCT), principalmente em relação ao acesso aos territórios e sua regularização.
Na abertura do evento, a diretora de Extrativismo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Larisa Gaivizzo, destacou a importância desse espaço de diálogo para o fortalecimento da PNPCT. Na ocasião, também foi citada a agricultura familiar, que abastece a população brasileira com alimentos. Participaram da abertura representantes dos governos federal, estaduais e de 17 segmentos tradicionais - faxinalenses, caiçaras, pescadores artesanais, benzedeiras, cipozeiros, ilhéus do Paraná, quilombolas, indígenas, povos de terreiro, pomeranos, raizeiras, extrativistas, retireiros do Araguaia, geraizeiros e fundo de pasto.
O encontro está sendo organizados pela Comissão Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT), que é presidida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e secretariada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). A CNPCT é formada por 15 representantes da sociedade civil e 15 do governo. Os eventos são preparatórios para o encontro nacional, que acontecerá de 24 a 27 de novembro, em Brasília.