Notícias
Acordo garantirá o abastecimento de água
LETÍCIA VERDI
A Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou, na noite desta segunda-feira (18/08), acordo com os estados de São Paulo (SP), do Rio de Janeiro (RJ) e de Minas Gerais (MG) para garantir o abastecimento de água e prolongar a vida útil dos reservatórios que se alimentam da bacia do rio Paraíba do Sul.
Durante reunião nesta tarde, Ministério do Meio Ambiente (MMA) e representantes dos governos do RJ, SP e MG discutiram o potencial de risco e os cenários hidrológicos de cada estado. Também participaram a Agência Nacional de Águas (ANA) e Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A questão do Paraíba do Sul era discutida desde fevereiro.
A bacia do rio Paraíba do Sul abastece diretamente 11,2 milhões de pessoas em 37 municípios, sendo 26 no Rio de Janeiro e 11 em São Paulo. Em Minas Gerais, 88 municípios captam indiretamente do Paraíba do Sul, em seus afluentes.
MEDIDAS
Os acordos firmados entre os governos federal e estaduais determinam que:
- A partir da próxima quarta-feira (20/08), o estado de São Paulo vai reduzir a vazão do reservatório de Paraibuna de 80 para 47 metros cúbicos por segundo (m³/s).
- No mesmo dia, o estado de São Paulo aumentará a vazão do reservatório de Jaguari de 10 para 43 m³/s.
- O estado do Rio de Janeiro reduzirá a vazão do reservatório de Santa Cecília de 165 para 160 m³/s a partir de 10 de setembro. O prazo do Rio é maior pois alguns municípios precisam fazer adaptações no sistema de captação de água para reduzir a vazão.
Izabella Teixeira afirmou que a situação continuará a ser monitorada.