Notícias
Combate ao lixo no mar
Mutirão de limpeza retira 670 quilos de lixo em praia de SP
Foto: Zack/MMA
Em mais uma ação do programa Combate ao Lixo no Mar, do Ministério do Meio Ambiente, 670 quilos de resíduos foram retirados do mangue em Praia Grande (SP). O mutirão, realizado na região conhecida como Portinho no Parque Ézio Dall’Acqua, contou com a participação de 50 voluntários e cobriu uma área de aproximadamente 1.200 m² de manguezal.
Além da limpeza em terra, embarcações apoiaram o trabalho das equipes para chegar a pequenas ilhas próximas, onde diversos resíduos foram recolhidos. Os materiais foram triados pelos voluntários, entre eles catadores de cooperativas de Praia Grande, que atuam na coleta seletiva do município.
Outra importante ação do mutirão é identificar os resíduos. As informações sobre o lixo recolhido na área do mangue em Praia Grande vão integrar o Painel de Resultados de Mutirões de Limpeza do MMA, que avalia e monitora os tipos de material encontrado e identifica suas possíveis fontes e origens. O objetivo é orientar ações locais mais eficientes para a destinação correta dos resíduos.
A limpeza das áreas de mangue é essencial para a preservação da biodiversidade, e também para diversas atividades econômicas como a pesca, o turismo e a navegação. Os manguezais são habitat de inúmeras espécies de peixes, crustáceos e moluscos, como siris, caranguejos, camarões e ostras, além de berçário e área de alimentação para muitas espécies marítimas. A contaminação desses locais afeta diretamente o ciclo de vida e prejudica a quantidade e a qualidade da vida aquática.
O evento, realizado pelo Ministério do Meio Ambiente no mês de dezembro, contou com a parceria da Prefeitura de Praia Grande, a Abividro (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro) e o Instituto Biopesca, que mobilizou e orientou os voluntários que atuaram na ação.
Ações de limpeza em manguezais e orlas marítimas fazem parte do Plano de Combate ao Lixo no Mar, lançado em 2019. Até agora, mais de 380 mutirões já foram realizados, retirando mais de 268 mil toneladas de lixo de praias em todo o país, com apoio de 33 mil voluntários. Além da recuperação ambiental, o plano prevê a conscientização da população para uma conduta mais responsável no ambiente marinho, inserindo a comunidade, pescadores e turistas em ações de educação e cidadania.
ASCOM MMA