Notícias
MMA realiza operação aérea na Amazônia
O MMA/Ibama inicia esta semana uma operação aérea no Arco do Desflorestamento, uma área de 1,7 milhão de km2, na região sul da Amazônia, entre os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins e Maranhão. Prevista para durar três meses, a operação tem o objetivo de fiscalizar e autuar os infratores em casos de queimadas e desmatamentos ilegais e também combater incêndios florestais.
Três helicópteros Esquilo, cada um com capacidade para cinco pessoas, ficarão baseados, estrategicamente, nos municípios de Sinop (MT), Vilhena (RO) e Marabá (PA). As aeronaves são turbinadas e têm autonomia de três horas de vôo para cobrir um raio de trezentos km cada. Elas são equipadas com helibaldes, esquis para operação de resgate e ganchos de carga externa para até 700 kg. Equipamentos com o Global Positioning System vão fornecer a localização exata de desmatamentos e queimadas.
As equipes que vão atuar na operação foram treinadas pelo Programa de Prevenção e Controle às Queimadas e Incêndios Florestais no Arco do Desflorestamento (Proarco). Elas são compostas por um comandante, co-piloto, um observador aéreo e dois especialistas do Ibama.