Notícias
MMA realiza consulta pública em Canutama nesta quinta-feira
Daniela Mendes
O Ministério do Meio Ambiente realiza, nesta quinta-feira (20), consulta pública no município de Canutama (AM) para discussão das propostas de criação de unidades de conservação na área de influência da BR-319 que interliga Manaus (AM) a Porto Velho (RO). Ontem foi realizada consulta pública em Tapauá. Ao todo serão visitados seis municípios da região, de 19 a 28 de julho para discussão das propostas do governo federal. O trabalho é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, Ibama e governo do Amazonas.
A proposta apresentada pelo governo federal prevê a criação das Reservas Extrativistas de Ituxi e Médio Purus, da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual do Igapó-Açu, das Florestas Nacionais de Tapauá e Iquiri, da Floresta Nacional ou Estadual de Beruri, dos Parques Nacionais do Umari, Coari e Jari, além da ampliação da Floresta Nacional de Balata-Tufari ou criação de uma Reserva Extrativista.
A região de influência da BR-319 é considerada Área sobre Limitação Administrativa Provisória (ALAP). Ela abrange cerca de 15,4 milhões de hectares, excluídas as terras indígenas já reconhecidas e unidades de conservação já criadas, e envolve os municípios de Anamã, Anori, Autazes, Beruri, Borba, Caapiranga, Canutama, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Manaquiri, Manicoré, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Porto Velho e Tapauá.
Consulta Pública
20 de julho de 2006 (quinta-feira)
Horário de início: 13h
Local: Escola Estadual Eduardo Ribeiro - Rua Floriano Peixoto, s/n° - Centro
Município de Canutama - AM