Notícias
MMA promove encontro sobre Áreas Protegidas
A Diretoria de Áreas Protegidas do MMA realiza hoje, no auditório do Ibama, uma reunião ampliada entre governo e organizações não-governamentais, para discutir a elaboração de uma agenda sobre áreas protegidas. Em fevereiro, o governo brasileiro participa da 7ª Conferência das Partes da Convenção de Diversidade Biológica (COP7), na Malásia, quando será discutido o Plano de Trabalho sobre Áreas Protegidas. A COP7 terá como um do temas centrais o papel das Áreas Protegidas em relação ao cumprimento das metas de reversão do atual quadro de perda de biodiversidade.
O Plano de Trabalho sobre Áreas Protegidas foi apresentado durante a 9ª reunião do Órgão Subsidiário para Aconselhamento Científico, Técnico e Tecnológico da Convenção de Diversidade Biológica, realizada em novembro de 2003, em Montreal, Canadá. O plano estabelece metas e medidas a serem desenvolvidas pelos países signatários. Durante o encontro, o Brasil recebeu a proposta de apoio de seis ONGs, de atuação internacional, para a implementação desse Plano em território nacional. As ONGs reafirmaram o apoio em carta enviada à ministra Marina Silva, propondo uma agenda comum no campo das áreas protegidas.
A reunião de hoje objetiva a ampliação e internalização dessa discussão com a participação do Ibama, da Funai, de entidades indigienístas e demais ONGs brasileiras interessadas em compartilhar um plano de trabalho com o governo para o alcance das metas da COP7. Mais informações sobre o tema em dap@mma.gov.br