Notícias
MMA participa de encontros para integração entre juventude e Agenda 21 local
O Programa Agenda 21 do Ministério do Meio Ambiente (MMA) participa, neste mês de outubro, da organização e realização de encontros de representantes dos Coletivos Jovens (CJ) e de Agendas 21 locais, em Cuiabá, Belo Horizonte e Curitiba, para socialização das discussões e encaminhamentos sobre a articulação entre juventude e Agendas 21 locais. Os CJ são grupos informais que reúnem representantes de organizações e movimentos de juventude que têm como objetivo discutir a questão ambiental e realizar atividades relacionadas à conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida.
De 9 a 11 de outubro, em Curitiba, será realizado o I Encontro de Integração da Juventude pelo Meio Ambiente. No último dia 3, em Belo Horizonte, aconteceu o I Encontro da Juventude e Agenda 21. Participaram representantes dos Coletivos Jovens de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. De 03 a 04 de outubro, em Cuiabá, foi realizado o Encontro Presencial dos CJ do Centro-Oeste, que contou com a presença de representantes do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A proposta destes encontros é promover um diálogo para discutir a estratégia de articulação das ações dos CJ e das Agendas 21 locais.
Dentro desta proposta, de 15 a 17 de agosto, em Brasília, foi realizado o Encontro Nacional da Rede Brasileira de Agendas 21 Locais com o objetivo de finalizar a criação da Rede, além de definir a estrutura básica, diretrizes, funcionamento, plano de trabalho e estratégias de comunicação. Estes temas foram debatidos em cinco encontros regionais, que contaram com a participação de 351 representantes de processos e cerca de 151 processos de Agendas 21 Locais.
Os Coletivos Jovens participaram deste evento, com cinco representantes regionais escolhidos de acordo com critérios estabelecidos pelo MMA, dentre eles ser membro atuante do CJ, fazer parte da Rede de Juventude pelo Meio Ambiente (REJUMA) e ter conhecimento sobre Agenda 21 em geral.
A participação destes representantes teve como foco o conhecimento de como está se dando a construção da Rede para possibilitar a integração dos CJ aos processos de Agenda 21 local e, assim, promover a articulação dos trabalhos em todas as instâncias. Outra preocupação foi facilitar a integração dos jovens à iniciativa de fortalecimento da Rede Brasileira de Agendas 21 locais. Agora inicia-se a fase das discussões desta articulação nas regiões brasileiras.