Notícias
MMA participa das discussões sobre mudanças climáticas
Gerusa Barbosa
Técnicos do Núcleo de Energia e Mudanças Climáticas da Secretaria de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente participam em Bonn, na Alemanha, das discussões relacionadas à Convenção sobre Mudanças Climáticas. Essas conversações têm por objetivo estabelecer pontos de vista do Ministério do Meio Ambiente sobre diversos assuntos relacionados ao tema.
Os de maior relevância serão tratados entre os dias 18 e 26 deste mês no âmbito da 24ª Sessão dos Órgãos Subsidiários de Acompanhamento Técnico e Científico (SBSTA). Entre eles, destacam-se: redução de emissões provenientes do desmatamento nos países em desenvolvimento; adaptação à mudança do clima; contribuições simultâneas para a proteção da Camada de Ozônio e para o Sistema Climático; emissões provenientes da aviação internacional e do transporte marítimo; implicações do estabelecimento de novas indústrias de produção de hidroclorofluorcarbono (HCFC-22) com vistas à obtenção de reduções certificadas de emissões (RCEs) pela destruição do hidrofluorcarbono (HFC-23).
O Brasil e mais 188 países são signatários da Convenção sobre Mudanças Climáticas. O Protocolo de Quioto, que entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005, foi o primeiro passo concreto para combater as mudanças climáticas globais. Criado em 1997, ele estabelece metas de redução de emissões de gases para os países em desenvolvimento a serem atingidos de 2008 a 2012.
Embora o Brasil não possua metas, há um comprometimento voluntário do País para redução de suas emissões. O combate às queimadas e ao desmatamento é o principal desafio brasileiro. O Ministério do Meio Ambiente tem conduzido ações que terão reflexo no modelo de desenvolvimento, na ocupação da terra e no futuro da Amazônia, bioma com importância fundamental na regulação do clima global.