Notícias
MMA monitora focos de calor em Roraima
O secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, informou ontem que os focos de calor em Roraima estão sob controle. Segundo ele, os focos de calor registrados no estado nos últimos dias são referentes apenas à queima controlada feita por agricultores. Hoje, técnicos do Ibama, do governo estadual e prefeituras irão avaliar o plano de contingência elaborado em dezembro de 2000.
Entre as providências adotadas pelo Ibama para evitar a ocorrência de incêndios florestais estão a reciclagem das brigadas de combate a incêndios florestais e a intensificação dos cursos de queima controlada (inclusive em comunidades indígenas). Foram enviados, ainda, novos equipamentos e uniformes para as brigadas de combate a incêndio. O MMA promoveu uma campanha de educação ambiental com o objetivo de alertar a população sobre os riscos de incêndio.
De Roraima, o coordenador do Programa de Prevenção e Controle às Queimadas e Incêndios Florestais no Arco do Desflorestamento (Proarco), Humberto Candeias, informou que, após um período de estiagem de 35 dias, já está chovendo em diversos pontos do estado. Disse, ainda, que a reunião com os prefeitos e governo estadual é um procedimento de rotina destinado apenas a dar continuidade ao plano de contingência. "Não existe risco de calamidade", afirmou.
Para acompanhar o período crítico de estiagem em Roraima (dezembro a março), o Ibama instalou em Boa Vista, no final de 2000, uma sala de situação na qual técnicos do Proarco analisam diariamente o número de focos de calor registrados nas passagens do satélite NOAA12. A partir destas imagens é possível averiguar se os focos ocorrem em locais próximos a áreas florestais e, quando ocorrem, esta área é colocada em estado de alerta, o que significa vigilância redobrada para evitar a propagação do fogo. Constatada a existência de focos de calor próximos a áreas florestais, o Ibama envia helicópteros para averiguar a situação.
A prioridade do Ibama é a prevenção e combate a incêndios em áreas florestais, especialmente nas unidades de conservação federais. Em função disso, o Parque Nacional do Viruá e as Estações Ecológicas de Niquiá, Caracaraí e Maracá contam com brigadas de combate a incêndio especialmente treinadas para reagir em situações críticas.
Costa do Descobrimento ? O secretário Executivo José Carlos Carvalho informou ter entrado em contato com o secretário de Meio Ambiente do Espírito Santo, Almir Bressan, que irá enviar helicópteros para auxiliar o estado da Bahia no combate aos focos de incêndio no Parque Nacional do Descobrimento.
Segundo informações da Coordenação Nacional do Prevfogo, o incêndio continua sendo combatido por funcionários do Ibama e brigadistas. Foram enviados reforços de equipamentos e pessoal com experiência em incêndios de mata. O Coordenador Nacional do Prevfogo está no local para coordenar as atividades de combate.