Notícias
MMA firma parceria com Radiobrás para divulgar conteúdo sobre meio ambiente
Daniela Mendes
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Radiobras assinaram, nesta terça-feira (15), um Acordo de Cooperação Técnica para difusão de conteúdo ambiental-educativo nos canais públicos de rádio e televisão do Brasil.
A parceria, formalizada durante audiência da ministra do Meio Ambiente Marina Silva com o presidente da Radiobras Eugênio Bucci, é uma iniciativa da Diretoria de Educação Ambiental e faz parte do programa de Educomunicação Socioambiental que tem por objetivo estimular a produção e difusão de conteúdos na área de comunicação ambiental e educação ambiental.
"O importante é que as pessoas possam estar nos ajudando na reflexão, na formulação e na implementação daquilo que é preciso fazer e já está sendo feito no setor ambiental. E um veículo importante para viabilizar todo esse ideário de uma educação ambiental transversal que tenha a participação de diferentes segmentos da sociedade são os meios de comunicação", disse a ministra Marina Silva durante o evento.
O primeiro projeto dessa parceria, anunciado durante a formalização do acordo, é o Educação Ambiental no Ar. Ele tem como proposta estimular a produção popular de audiovisuais sobre cinco eixos temáticos, entre eles os discutidos na II Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente realizada no final de abril em Luziânia (mudanças climáticas, biodiversidade, segurança alimentar e diversidade étnica e meio ambiente).
Essas produções serão veiculadas durante a programação das emissoras de rádio e televisão da Radiobras em formato de chamadas ou programas. De acordo com a chefe do departamento de rádio da estatal, Taís Ladeira, a idéia é motivar as mais diversas entidades e associações ligadas ao meio ambiente a produzirem conteúdo para serem veiculados ao longo da programação. "Nós vamos fazer um chamamento, um convite para que a sociedade brasileira possa fazer a produção de programas de rádio e de TV, para que a gente selecione programas para veiculação nas nossas emissoras", explica.
As informações e critérios para participação estão disponíveis no site do Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br/ea).