Notícias
MMA e Ibama definem agenda comum com setor empresarial
Ministério do Meio Ambiente, Ibama e setor empresarial irão se reunir a cada dois meses para discutir as prioridades da área de infra-estrutrura, chegando sempre a uma agenda comum de ações. O acordo foi anunciado ontem, após reunião entre representantes do MMA, do Ibama e da Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base (Abdib), em São Paulo.
Além disso, o Ministério do Meio Ambiente irá ampliar as agendas de articulação com estados, municípios, com outros ministérios ligados a área de infra-estrutura e inclusive com o Ministério Público. "Iremos criar comissões tripartites para debater investimentos e licenciamento com estados e municípios. O fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) é uma prioridade", explicou Claudio Langone, secretário-executivo do MMA.
O diretor de Licenciamento Ambiental do Ibama, Nilvo Luiz Alves da Silva, informou que o órgão está sendo reestruturado para que o licenciamento seja agilizado e qualificado em todo o país. Segundo ele, novos técnicos estão sendo contratados e os antigos serão concentrados em áreas prioritárias. Além disso, serão implementados setores específicos para as áreas de petróleo, energia e rodovias. "O órgão também está sendo informatizado para que todas as etapas do licenciamento possam ser acompanhadas pela Internet", disse.
O encontro, na sede da Abdib, reuniu mais de 30 empresas, como Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, Vale do Rio Doce e Tractebel.