Notícias
MMA e Comunidade Solidária trabalham em conjunto
O Ministério do Meio Ambiente e o Programa Comunidade Solidária (MMA) passarão a trabalhar em parceria em 157 municípios com o objetivo de oferecer assessoria técnica na área ambiental. Este trabalho conjunto permitirá que o MMA, através do Ibama, consiga atuar em diversas áreas para ampliar informações sobre questões ambientais como reciclagem de lixo e preservação de nascentes, entre outros. Cada município criará um fórum de discussão para a elaboração de um programa de desenvolvimento para a região. A partir das discussões será elaborada uma agenda com, no máximo, 20 demandas.
O objetivo do programa é criar condições para que os municípios possam aumentar sua arrecadação num período de dois a cinco anos. Os primeiros levantamentos indicam a preocupação dos municípios com o tratamento do lixo urbano.
A assessoria técnica aos municípios será dada pelo Ibama, que já identificou três áreas principais: reciclagem e tratamento de lixo, com assessoramento para elaboração de plano de gestão de resíduos sólidos; reflorestamento, com projetos de preservação de nascentes, matas ciliares e recuperação de áreas degradadas; e em cursos de capacitação para formação de conselhos ambientais municipais.