Notícias
Ministro anuncia redução de IPI para plástico reciclado
O ministro do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, anunciou hoje (30/10) a redução de 15% no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a indústria de reciclagem de materiais plásticos. O objetivo é estimular a indústria de reciclagem para reduzir a poluição nos centros urbanos. "Queremos melhorar o meio ambiente com a reciclagem, retirando uma grande quantidade de plásticos. Com isso, também passaremos a gerar empregos para a população de baixa renda. Estamos fazendo desenvolvimento sustentável para valer", afirmou o ministro.
O plástico PET, utilizado na fabricação de garrafas de refrigerante, é material que compõe cerca de 60% das embalagens plásticas no Brasil, como garrafas de refrigerantes, recipientes para produtos de limpeza e higiene e potes de alimentos. A estimava da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) é de que o consumo nacional de plásticos seja, hoje, da ordem de 3,8 milhões de toneladas por ano. Cerca de 350 mil toneladas são despejadas anualmente em lixões. O plástico reciclado é utilizado na produção de fibras para fabricação de cordas, fios de costura e cerdas de vassouras e escovas, brinquedos, materiais de construção e peças de plásticos em geral.
O descarte inadequado dos plásticos é um dos principais fatores no entupimento de redes pluviais, causando enchentes em diversos centros urbanos. Carvalho explica a reciclagem, além de melhorar a qualidade de vida nas cidades, permite gerar emprego e renda, incentivando as cooperativas de catadores de lixo. Segundo o ministro, a punição para infratores não é o caminho mais adequado para reduzir a poluição. Ele explica que é preciso criar incentivos para que a indústria invista no reaproveitamento da matéria-prima. ?Estamos conversando com setor industrial para criar uma grande articulação que permita o avanço expressivo da indústria da reciclagem no país?, concluiu.