Notícias
Ministra recebe delegação chinesa e assina protocolo de cooperação técnica
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o vice-ministro de recursos hídricos da China, Jing Zhengshu, assinaram hoje um protocolo de cooperação técnica para troca de experiências e informações na área de gerenciamento de recursos hídricos. O secretário de Recursos Hídricos, João Bosco Senra, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas ANA Jerson Kelman, participaram da cerimônia de assinatura do convênio.
"É muito interessante a cooperação com um País como a China que possui uma sabedoria milenar em tantas áreas" , afirmou a ministra, durante a cerimônia realizada no Ministério do Meio Ambiente. Além de um convite para visitar a China, Marina Silva recebeu como lembrança da equipe uma publicação com minuciosos desenhos e selos coloridos indicando o uso dos rios na China através dos séculos. A publicação tem ainda mapas em alto- relevo de todas as regiões hidrográficas.
Encerrada a cerimônia, a missão chinesa esteve na sede da ANA para um encontro de trabalho com todas as superintendências. Houve um relato de cada área sobre temas de interesse comum, como, por exemplo, a situação dos comitês de bacia, a tecnologia usada no Brasil para medir e avaliar a vazão dos rios em todo o País. O instrumento é a principal ferramenta de trabalho para avaliar enchentes e secas durante o ano.
O superintendente da ANA Joaquim Gondim informou aos chineses sobre a distribuição irregular da água em território brasileiro. Mesmo com 13,8% da água doce do mundo o Brasil tem problemas de abastecimento. Ele explicou que 68% da água fica no Norte do País onde há 7% da população, enquanto há só 3% desta água no Nordeste onde há uma concentração de 29% da população. A comparação chamou atenção do vice-ministro Jing Zhengshu que também fez uma apresentação sobre os principais problemas e desafios dos recursos hídricos na China. Ele lembrou que o seu país também enfrenta problemas de distribuição de água. E informou que estas semelhanças só aumentam o interesse técnico na cooperação. A missão chinesa segue amanhã para Manaus .