Notícias
Ministra participa de lançamento do Programa de biodiesel do Acre
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participa nesta terça-feira, em Rio Branco (AC), do lançamento oficial do Programa de Biodiesel do estado. O objetivo é criar um Centro de Referência em Biocombustível, além de desenvolver a capacidade de produção tecnológica local. Com o programa, o governo quer, ainda, criar condições para que o estado produza energia por meio de uma usina termoelétrica a base de biodiesel. A iniciativa contribuirá para a economia agroflorestal sustentável, com a extração de plantas oleaginosas e de cultivares adequados para a região.
A ministra também estará amanhã em Cruzeiro do Sul (AC) para assistir ao lançamento do Plano de Uso do Parque da Serra do Divisor, que define, entre outras coisas, quais as áreas da unidade de conservação terão acesso ao público.
Marina Silva chegou ao Acre hoje para o encontro com os alunos alfabetizados pelo Programa Alfa 100 e para a abertura do 1º Curso de Formação de Grupo de Queima Controlada (Proarco) no estado. O Proarco tem como objetivo identificar as áreas de maior risco de ocorrência de incêndios florestais por meio de um sistema de monitoramento, apoiado do em técnicas de geoprocessamento e previsão meteorológica.
Durante a visita ao Acre, Marina Silva também instalou a Comissão Tripartite Estadual. Formada por representantes de órgãos ambientais dos governos federal, estadual e municipais, a Comissão contribuirá para o fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente. A previsão do ministério é que até o final desse ano estejam instaladas comissões tripartites em todos os 27 estados.