Notícias
Ministra instala comissão da Conferência Nacional de Meio Ambiente
Gerusa Barbosa
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, instalou nesta quarta-feira a comissão organizadora da 2ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. O grupo irá elaborar e discutir a metodologia de trabalho, coordenar e articular a mobilização para as conferências estaduais, que antecederão ao encontro nacional. A partir de setembro começarão as conferências estaduais e setoriais. A comissão é composta por representantes do governo federal, estados, municípios, movimentos sociais, populações tradicionais, ongs, entre outros. A conferência será realizada de 15 a 18 de dezembro, em Brasília, e terá como tema Política ambiental integrada e o uso sustentável dos recursos naturais.
De acordo com a ministra, o tema é oportuno porque lida com a dinâmica do desenvolvimento e da necessidade de preservar. "Só é possível usarmos de forma sustentável os recursos naturais a partir da integração das diferentes políticas, fazendo com que ela integrem critérios de sustentabilidade em suas ações".
A ministra ressaltou que esse desafio não deve ser apenas do governo federal, mas, também, dos governos estaduais, municipais, das empresas, das organizações sociais, das instituições de pesquisa, entre outros. Para a ministra, a importância da conferência do meio ambiente se reflete a partir da sua influência na formulação e implementação das políticas públicas, envolvendo a participação da sociedade.
A 2ª Conferência Nacional de Meio Ambiente e a 2ª Conferência Infanto-Juvenile foram lançadas em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.