Notícias
Ministério inicia consulta pública em feira de esportes de aventura
Aldem Bourscheit
O Ministério do Meio Ambiente lançará consulta pública voltada à elaboração de diretrizes para visitação de parques e reservas federais, estaduais e municipais durante a Adventure Sports Fair, em São Paulo. O objetivo é completar a coleta de sugestões para a definição de regras que possibilitem menor impacto e maior visitação às áreas protegidas do País. A feira acontece entre os dias 25 e 28, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera.
Os visitantes poderão opiniar sobre as diretrizes para visitação diretamente em computadores instalados nos estandes onde o Ministério do Meio Ambiente estará presente durante a feira. Um desses espaços será dividido com os ministérios do Esporte e do Turismo. Outro estande será dedicado à campanha pela preservação da Araucária, espécie ameaçada da Mata Atlântica.
O Ministério do Meio Ambiente e o Ibama estão trabalhando para criar oito áreas protegidas com remanescentes do pinheiro brasileiro, no Paraná e em Santa Catarina.
Após a feira, a consulta seguirá, até 15 de setembro, na página do Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br). Em seguida, técnicos do MMA e do Ibama avaliarão as propostas e encaminharão a publicação do material. Reuniões setoriais sobre as diretrizes para visitação de áreas protegidas vêm ocorrendo desde 2002.
Durante a Adventure Fair, o Ministério do Meio Ambiente também apresentará o vídeo Conduta Consciente em Ambientes Recifais. No filme educativo, são repassadas regras básicas para que o turismo não prejudique os recifes de corais na costa brasileira.
A apresentação será no sábado (27), às 18h, no Auditório de Mergulho (3º Andar). Após o vídeo, a engenheira de Pesca Ana Paula Prates, coordenadora do Núcleo da Zona Costeira e Marinha do Ministério do Meio Ambiente, fará palestra sobre a campanha Conduta Consciente em Ambientes Recifais.
Na quinta-feira (25), o diretor de Ecossistemas do Ibama, Valmir Ortega, participará de palestra sobre Turismo em Parques Nacionais, ao lado do diretor de Parques Nacionais da Argentina, Hector Espina, Pavilhão de Turismo Sustentável e Meio Ambiente. O evento começa às 13h, e integra o 2º Fórum Interamericano de Turismo Sustentável.