Notícias
Ministério debate comércio e meio ambiente no Chile
O secretário-executivo Claudio Langone, o gerente de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável Shigeo Shiki e a especialista em Políticas Públicas da Assessoria Internacional do MMA Raquel Breda dos Santos, participam, nesta segunda-feira (22), de um debate regional envolvendo os países do Cone Sul - Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. O evento será na Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e Caribe), em Santiago, capital do Chile. Com o tema Comércio, Integração e Meio Ambiente, o encontro será preparatório à 4ª Reunião da Rede de Meio Ambiente do Diálogo Regional de Política do Banco Interamericano de Desenvolvimento, que acontecerá em Washington, Estados Unidos, no primeiro trimestre de 2005.
Para o secretário-executivo, o diálogo promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Cepal servirá para que os países participantes identifiquem os avanços obtidos de cada parte e firmem uma posição comum sobre o tema comércio e meio ambiente, estabelecendo um padrão e maior capacidade para influir nos debates internacionais. "Ou o setor ambiental discute sua relação com o comércio ou ficará sempre subordinado aos acordos comerciais multilaterais", disse.
Ainda de acordo com Langone, questões como política fiscal e tributária e salvaguardas ambientais em acordos comerciais terão destaque nos debates que ocorrerão no Chile, mas temas importantes para o Brasil e para a América Latina, como o uso sustentável da biodiversidade e o acesso regulado aos recursos genéticos não poderão ficar de fora das discussões. "Precisamos reforçar esses assuntos na agenda internacional, pois são totalmente estratégicos para o Brasil".
O Diálogo de Política de Meio Ambiente foi criado pelo BID, em 1999, para a troca de informações e de experiências e para explorar possíveis áreas de cooperação no âmbito regional. Em março deste ano, durante a terceira reunião da Rede de Meio Ambiente do Diálogo, foi incluído o assunto dos compromissos nacionais e internacionais relativos ao desenvolvimento sustentável, com foco na essencial inserção do tema meio ambiente nos processos de integração entre os países do Mercosul e do Grupo Andino, por exemplo.