Notícias
Meio Ambiente celebra Caatinga com série de seminários
Adriano Ceolin
O Ministério do Meio Ambiente promove, de hoje (23) a sexta-feira (27), a Semana da Caatinga. Série de eventos que servirá para celebrar o bioma que abrange 10 estados brasileiros - nove do Nordeste e um do Sudeste (Minas Gerais). O evento está marcado para as 15 horas desta segunda (23), no auditório do edifício-sede do Ibama. A solenidade e demais seminários serão transmitidos ao vivo pela internet. Para assistir basta acessar o endereço http://200.252.135.161/ibama_vs04
Em seguida, está prevista a entrega do prêmio Bioma Caatinga 2007 ao professor e doutor Paulo Nogueira Neto. E, depois, a entrega do prêmio Asa à Fundação Museu do Homem Americano (Fundham) e ao engenheiro Francisco Barreto Campelo. Ainda na solenidade de abertura da Semana, o professor Ronaldo Morato, do Cenap, fará uma palestra cujo tema é a Conservação de Felinos na Caatinga do São Francisco. Estão previstos a criação do grupo de trabalho sobre Corredor das Onças da Caatinga e o lançamento do Plano de Turismo Sustentável na Bacia do São Francisco.
O cronograma de seminários e palestras terá início na manhã do dia 24, no auditório do edifício sede do Ibama. Com o título Conservação e Manejo Florestal no Bioma Caatinga, quatro especialistas vão debater temas diversos como o impacto das mudanças climáticas, o mapeamento da vegetação nativa e a importância do manejo sustentável.
No período da tarde do dia 24, a Embaixada da Suíça vai abrigar duas palestras sobre a Caatinga. No dia 25, além da continuidade da programação de seminários, está prevista a exibição do filme "As fulô do sertão - as mulheres das Caatingas fazendo econegócios".
A Semana da Caatinga conta com o apoio da Embaixada da Suíça. Pelo MMA, são organizadores Núcleo Bioma Caatinga, o Projeto GEF Caatinga, a Diretoria de Áreas Protegidas, o Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco e a Diretoria de Ecossistemas do Ibama. As organizações não-governamentais Agendha e a TNC, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e o Conselho da Reserva da Biosfera da Caatinga também apóiam o evento.